terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Arquiteto chinês Wang Shu ganha o Pritzker 2012

 Biblioteca da Wenzheng College na Universidade de Suzhou, projetada por Wang Shu


O arquiteto chinês Wang Shu foi anunciado hoje (27) o vencedor do Prêmio Pritzker 2012. É a primeira vez que um arquiteto chinês recebe a premiação. "O recente processo de urbanização da China reacende a discussão se a arquitetura deveria estar ancorada à tradição ou olhar somente para o futuro. O trabalho de Wang Shu é capaz de ultrapassar esse debate, produzindo uma arquitetura atemporal, com fortes raízes no contexto, mas ao mesmo tempo universal", disse o presidente do júri do prêmio, Lord Palumbo. 

Shu, de 48 anos, é o responsável pelo escritório Amateur Architecture Studio, juntamente com sua esposa, Lu Wenyu. Formado pelo Instituto de Tecnologia de Nanjing, Shu realizou seu primeiro projeto em 1986. Depois, o arquiteto trabalhou por aproximadamente 10 anos somente na construção de edifícios, sem ter qualquer relação com o design dos prédios, com o objetivo de obter mais experiência na área. 

Em 1997, fundou seu escritório de arquitetura e, em 2000, completou o seu primeiro grande projeto: a biblioteca da Wenzheng College na Universidade de Suzhou, que venceu o Architecture Art Award of China em 2004. Outro grande projeto realizado pelo arquiteto foi o Museu de Arte Contemporânea de Ningbo, concluído em 2005, seguido pelo Museu da História de Ningbo, finalizado em 2008. 

"A importância de Shu está relacionada com a sua arquitetura progressiva, enraizada na tradição chinesa, mas com uma visão própria. Ele chama o seu escritório de 'amador', mas o trabalho é de um profissional com total poder sobre os instrumentos da arquitetura: forma, escala, material, espaço e luz", disse Karens Stein, membro do júri. 

A cerimônia de premiação será realizada em Pequim, no dia 25 de maio. 

Nenhum comentário: