segunda-feira, 19 de março de 2012

Guarda-corpo começa a ser instalado nesta segunda-feira

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nesta segunda-feira, 19, recomeçam as obras na ciclovia da avenida Ipiranga. O novo protótipo do guarda-corpo da ciclovia foi apresentado na sexta-feira, 16, no trecho entre as avenidas Érico Veríssimo e Azenha. O prefeito José Fortunati, juntamente com o diretor presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari, estiveram no local para vistoriar o equipamento. (fotos) (vídeo)

A intenção é que até o final deste mês o trecho de 416 metros seja inaugurado. A execução do guarda-corpo é uma parceria da prefeitura com o Grupo Zaffari e possui um investimento de R$ 48 mil.  A visita também foi acompanhada pelo criador da nova estrutura, o arquiteto Rodrigo Troyano, vencedor da seleção de ideias, entre 37 trabalhos apresentados ao Instituto de Arquitetos do Brasil/RS.

O guarda-corpo é de plástico reciclado, possui 40 centímetros de largura e estrutura oca, o material funciona como uma espécie de almofada capaz de absorver o impacto dos ciclistas, no caso de uma eventual queda. O produto foi confeccionado pelo Grupo Leão, através de pesquisas de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O prefeito elogiou a nova estrutura. “É um guarda–corpo bonito, que será agregado com vegetação para dar a ele uma característica de integração com o Arroio Dilúvio. Dará proteção e segurança aos nossos ciclistas”, afirmou Fortunati.

A obra completa da ciclovia possui 9,4km de extensão, num trecho entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho. De acordo com Cappellari, a estimativa é que a obra esteja concluída até o final deste de 2012.

Estiveram no local os secretários municipais de Planejamento, Marcio Bins Ely; de Obras e Viação, Cássio Trogildo; o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Zacker, entre outras autoridades.

Restinga - Após a conclusão dos trabalhos de limpeza realizados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a EPTC iniciou o serviço de sinalização da Ciclovia da Restinga, na Zona Sul. A obra, a ser inaugurada no primeiro semestre deste ano, representa um investimento da prefeitura de cerca de R$ 1 milhão.

A Ciclovia da Restinga tem 3,5km de extensão na João Antônio da Silveira, entre a Edgar Pires de Castro e o Distrito Industrial. O pavimento é de asfalto, com 2,5m de largura. A EPTC está executando a pintura, de cor vermelha, com linha divisória em amarelo, setas indicativas de direção da circulação dos usuários e travessias de pedestres. Esses 3,5 km se agregam a 1,1km da Nilo Wulff, uma ciclofaixa junto ao canteiro central, entre a João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus.

Capital - Além dos 4,6km da Restinga, Porto Alegre conta com 2,1km de ciclovia na Diário de Notícias e 1,2km em Ipanema. Estão em fase de construção 9,4km na av. Ipiranga, contrapartidas da iniciativa privada pelo impacto de grandes empreendimentos. A partir deste ano, será construído o Complexo Cicloviário Sertório, com 12km de extensão, incluindo a Severo Dullius e as avenidas dos Estados e das Indústrias. Nos projetos do PAC Copa estão incluídos 20km de ciclovias. 

Fonte: Site EPTC

Nenhum comentário: