sexta-feira, 4 de maio de 2012

Arquitetos gaúchos ganham Menção Honrosa no concurso nacional Passagens sob o Eixão


Parte de um grupo de trabalhos iniciado em novembro de 2011 pelo Governo do Distrito Federal, o IAB-DF lançou o concurso Passagens sob o Eixão, que teve seu resultado divulgado em abril deste ano. O escritório porto alegrense 0E1 Arquitetos recebeu uma menção honrosa no concurso.

 O concurso visava escolher, entre os projetos apresentados, aqueles que tivessem a melhor proposta de revitalização de 16 passagens de pedestres no trecho que une o Setor Bancário Sul ao Setor Hospitalar. O projeto gaúcho propôs inverter a hierarquia viária da capital através da criação de passagens de pedestre sobre o Eixão, utilizando semáforos para parar os carros.

A justificativa para escolha é de que, ao manter a travessia no mesmo nível da calçada, democratiza-se o acesso aos dois lados do Eixão. “Pedestres, cadeirantes e cliclistas podem atravessar sem interrupção e sem troca de nível, reduzindo o tempo de passagem e garantindo a segurança de todos”, coloca Mário Guidoux, colaborador do projeto.

A equipe foi composta pelos arquitetos: Anna Carolina Manfroi Galinatti, Ana Cristina Castagna, Gabriel Giambastiani, Mario Guidoux Gonzaga e Pablo Resende.

Os trabalhos estão disponíveis para visualização no site do concurso:
http://www.iabdfconcursos.com.br/concursopassagens/julgamento/resultado.php

Nenhum comentário: