sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Engenheiro José Luiz Canal revela sua trajetória

Palestra foi realizada no Solar IAB-RS com apresentação de projetos de visibilidade internacional

Cerca de 100 pessoas prestigiaram na noite da última quarta-feira, dia 15/08, a palestra de um dos engenheiros mais renomados do Brasil. No evento realizado no Solar do IAB-RS José Luis Canal ministrou a palestra “Construindo com arquitetos” apresentando sua brilhante trajetória profissional ao lado de grandes nomes da arquitetura mundial.

A vasta experiência em ambas as áreas, foi evidenciada por Canal ao detalhar projetos como a construção do Instituto Moreira Salles e o Centro Cultural da Luz, em São Paulo; o Museu de Arte e o Museu Imagem e do Som no Rio de Janeiro, além da obra da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, que para ele foi uma das principais na sua carreira.

“É importante ressaltar o caráter de obra-escola da construção do Iberê”, apontou o engenheiro que também é professor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Ele contou que no projeto foram utilizados materiais como mármores importados da Grécia e o concreto branco, embora nunca tivesse encarado a empreitada de usar este em toda a parte externa de uma construção. “É um branco ligeiramente acinzentado, com nuances que o tempo e o clima vão se encarregar de aumentar”, explicou Canal.

O engenheiro também contou que o contato entre arquiteto, engenheiro, estudantes e comunidade foi responsável também por aguçar o diálogo entre projetores e executores da obra: “terminamos todos amigos, o que é muito difícil na construção de algo como um museu, isso já prova o êxito desse espaço”, ressaltou Canal, que avalia o Iberê como uma das obras de maior importância na sua carreira.

Confira as fotos do evento:





Um comentário:

Anônimo disse...

Palestra maravilhosa! Parabéns!