sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Juremir Machado diz que porto alegre precisa se tornar uma cidade mais humanizada




Palestra reuniu diversos arquitetos no Solar do IAB

Na última “Quarta no IAB”, realizada no dia 08 de agosto, o doutor em sociologia, escritor, jornalista, tradutor, pesquisador e professor universitário Juremir Machado da Silva, ministrou em tom bem humorado a palestra “A cidade do futuro: da megalópole à aldeia”. “Porto Alegre tem belezas, mas é preciso descobri-las”, disse Machado, se referindo que a cidade ainda precisa valorizar suas qualidades. 

Machado disse que, como cidadão, percebe que os moradores querem que a cidade se torne cada vez mais uma aldeia, como as pequenas comunidades do interior, com ritmo simples, mas que ao mesmo tempo tenha com estrutura moderna e humanizada. 

“Queremos que Porto Alegre seja uma cidade de bairros, tenha metrô e também cadeiras na calçada e bicicletas nas vias, além de espaços de convivência para fortalecermos os laços sociais”, opinou o jornalista, destacando ainda que “O problema é que estamos buscando isso com passos lentos”. Para ele, a cidade só é humana, interessante e poética quando não é planejada.

A discussão sobre a cidade e a cultura é o foco da atual gestão do IAB-RS, que tem procurado trazer para a casa dos arquitetos debates e reflexões sobre esta estreita relação.

Foto: Sabrina Ortácio

Nenhum comentário: