sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O URBANISMO DE BOGOTÁ E MEDELLÍN APRESENTADO NO IAB-RS



Evento foi realizado no dia 22/08 com palestra da arquiteta Angélica Magrini Rigo.

Um bate-papo repleto de informações sobre o urbanismo de duas cidades modelos da Colômbia.  Assim foi a última “Quarta no IAB” que teve palestra da arquiteta Angélica Magrini Rigo, que trabalhou no país como arquiteta voluntária.  Ela explicou que visitar Bogotá representa um encontro com uma cidade que transpira otimismo.  A cidade foi apontada nos anos 90 como símbolo de caos urbano e violência e ao longo da última década passa por grande processo de transformação. “A transformação de Bogotá também está calcada em um Urbanismo de alta qualidade”, acredita Rigo.

Nos últimos anos estão sendo realizadas diversas reformas por toda a cidade. Uma delas atingiu o sistema de transporte público que era totalmente caótico. Não existia coordenação ou controle sobre as linhas de ônibus da cidade. A partir de 1998, com a criação do sistema Transmilênio, baseado no sistema de transporte de Curitiba, a cidade começou a alterar esta situação. Hoje Bogotá possui cerca de 114 estações espalhadas ao longo de 663 km de vias exclusivas, que transportam mais de 3 milhões de passageiros.

A cidade de Medellín também foi pauta da palestra. Segundo a arquiteta, a cidade tem feito um enorme esforço em erradicar problemas de cinco áreas distintas que estão passando por ampla transformação graças ao PUI – Projeto Urbano Integrado, que vem sendo implementado pelo governo municipal. Na prática, está a qualificação da infraestrutura, construção de espaços e equipamentos públicos e um eficaz programa de habitação social.

Angélica é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS, Angélica Magrini Rigo recentemente trabalhou como arquiteta voluntária na Colômbia. Além disso, participou de projetos na Fundación Catalina Muñoz e no grupo Colombia Inmediata, duas organizações sediadas em Bogotá com trabalhos por todo o país em arquitetura social.

Nenhum comentário: