sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A cidade ideal para as Pessoas foi tema de palestra no IAB-RS

 Evento lotou a casa dos arquitetos

A última Quarta no IAB-RS contou com a palestra “Cidade para Pessoas” e teve a presença de três intelectuais gaúchos que realizam pesquisas sobre urbanismo. O evento, organizado pela Comissão Cidades, ocorreu no Solar do IAB RS e teve explanação de Adriana Schonhofen Garcia, Engenheira Civil, MScEng & MArq; Maria de Nazareth Agra Hassen, Doutora em Educação pela UFRGS e Sergio Baierle, Cientista Político, membro da coordenação da ONG Cidade e analista do banco central.

“Se os projetos das cidades fossem pensados para as crianças, a cidade ficaria melhor para todos”, destacou Maria de Nazareth, citando o livro de Edson Tanuri.  Entre os temas discutidos foram os condomínios fechados, para os palestrantes esse tipo de construção nega a vivência urbana. “O condomínio fechado é a morte da cidade”, disse a doutora em educação.

Vários exemplos foram citados para melhorias na cidade. Um deles agradou mais o público: o projeto “Ônibus a pé”. Segundo os palestrantes trata-se de um projeto já utilizado em cidades europeias, onde cuidadores fazem uma rota a pé na cidade recolhendo crianças que seguem rumo ao colégio. Outro tema foi a questão dos brinquedos em parques públicos que estão defasados. Adriana Garcia, que morou e trabalhou em Miami por muitos anos, observa que em Porto Alegre esses aparelhos são dos anos 40. “Nos EUA as administrações municipais investem em brinquedos funcionais, com texturas, sons”, informou a engenheira.

Para eles, teremos a cidade ideal para as pessoas quando os gestores derem a mesma importância para pessoas do que se dá para os automóveis.  “Aqui não temos democracia, pois ficamos esperando o governo decidir como será as obras. Os projetos são apresentados prontos e não temos a chance de escolher”, protestou Sergio Baierle.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como se pode ter o contato da professora doutora em educação? abs