segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Norma de Desempenho para edifícios promete grandes mudanças no mercado da construção civil a partir de 2013



Em 2013 entrará em vigor a NBR 15.575, conhecida como Norma de Desempenho, que causará uma verdadeira revolução no mercado da construção civil.

A nova norma exigirá  dos edifícios habitacionais desempenhos mínimos em vários quesitos, a exemplo do que já é praticado há mais tempo em países como Inglaterra, Espanha, França, Portugal e Estados Unidos.  O objetivo é garantir um nível mínimo aceitável de conforto e segurança, entre outros fatores, aos ocupantes das edificações.

O conforto TÉRMICO, ACÚSTICO e LUMÍNICO passarão a ter grande importância, quando níveis mínimos de desempenho serão exigidos, podendo ser reclamados legalmente pelos proprietários dos imóveis.  Isso quer dizer que os usuários poderão exigir na prática o desempenho mínimo exigido pela nova norma.

A Norma de Desempenho exige temperaturas resultantes máximas e mínimas nos ambientes de permanência prolongada (salas e quartos) para os períodos de inverno e verão.  Também exigem determinados níveis mínimos de iluminação natural e redução de transmissão de ruído entre os ambientes.

Além de exigir um desempenho mínimo, a NBR 15575 classificará as edificações de acordo com o cumprimento a esses requerimentos.  Dessa maneira, o desempenho de uma edificação poderá ser classificado com MÍNIMO, INTERMEDIÁRIO OU SUPERIOR para determinado requisito.

Essa classificação promete REVOLUCIONAR O MERCADO IMOBILIÁRIO, na medida em que os imóveis se diferenciarão não somente pela localização, área, número de quartos, acabamentos e vagas na garagem, entre outros fatores, mas também pelo nível de desempenho que oferecem.

O conforto extra oferecido também significa EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E QUALIDADE DE VIDA.  Um apartamento que apresenta temperaturas mais amenas no verão e mais elevadas no inverno exigirá menos energia para a climatização, enquanto que apartamentos que isolem melhor o ruído entre unidades oferecerá maior grau de privacidade e conforto, melhorando a qualidade de vida.
Os futuros compradores de imóveis habitacionais em edifícios aprovados a partir de 2013 poderão exigir legalmente que o seu imóvel cumpra as exigências dessa norma, pois a NBR 15.575 estabelece os padrões a serem cumpridos.  Dessa maneira, caberá ao INCORPORADOR comprovar que o construtor seguiu fielmente os projetos da edificação, com as devidas especificações comprovadas.

Os projetos dos novos edifícios habitacionais deverão ser elaborados de maneira que os requisitos mínimos sejam cumpridos.  Os arquitetos deverão especificar os materiais e sistemas para que o conjunto alcance o desempenho desejado. O conhecimento das propriedades de cada material e dos sistemas especificados é indispensável, de modo a respaldar as decisões de projeto e garantir o desempenho exigido.

A nova normativa é direcionada a edifícios habitacionais novos de até 5 pavimentos, mas especialistas jurídicos estão afirmando a generalização da aplicabilidade da norma também para edifícios mais altos.

A SUSTENTATIVA oferece os serviços de SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS e CONSULTORIA para a adequação e a comprovação dos desempenhos TÉRMICO, ACÚSTICO E LUMÍNICO das edificações.  Podemos verificar digitalmente através de softwares de última geração se as decisões projetuais resultam no cumprimento dos níveis de desempenho exigidos pela norma ou pela incorporadora.

As SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS auxiliam na detecção de decisões equivocadas, quando o conjunto de sistemas projetado não atende aos requisitos da normativa.  Dessa maneira, as adequações das especificações de projeto tornam-se muito mais dinâmicas, além de apresentarem um custo reduzido.

É possível comparar sistemas, materiais e estratégias de projetos de sombreamento e iluminação natural para alcançar os requerimentos da normativa e até mesmo superá-los, qualificando a edificação e conquistando um grande diferencial de qualidade.  Este diferencial de qualidade, devidamente comprovado, serve como excelente argumento de venda, já que significa ECONOMIA DE ENERGIA e QUALIDADE DE VIDA.

Nenhum comentário: