terça-feira, 2 de outubro de 2012

UFPEL divulga edital para exame de seleção para Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural

Através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação  do Instituto de Ciências Humanas, a Universidade Federal de Pelotas divulga a abertura do edital de seleção para para Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural com ingresso em 2013.

Confira mais informações:

Programa recomendado pela CAPES (Ofício nº. 389-15/2006/CTC/CAPES)
A Universidade Federal de Pelotas, em conformidade com o Regimento  Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, através da Coordenação do Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos ao referido Curso, nos termos estabelecidos neste Edital.

 I -DA INSCRIÇÃO

 As inscrições ao Exame de Seleção para ingresso em 2013 no Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel estarão abertas no período  24 de setembro  a 26 de outubro de  2012, entre 14h e 17h30min,na Secretaria do Curso, Rua Marechal Floriano, 177, Pelotas / RS -CEP 96015-144, fone 53.32223209.

1-Poderão inscrever-se como candidatos os Graduados em qualquer curso de nível superior, desde que o projeto apresentado insira-se na área de concentração e em uma das três linhas de pesquisa do Curso.

 2-É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição obtido na página do curso (www.ufpel.edu.br/ich/ppgmp) no item SELEÇÃO. O requerimento de Inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do Diploma de Graduação ou Atestado de conclusão de curso (que deverá ser substituído no ato da efetivação da matrícula).

b) Curriculum Vitae (Modelo Lattes) documentado.

c) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

d) Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista e da Certidão de Casamento ou nascimento,

e) Uma fotografia 3x4

f) Projeto de dissertação  do qual deverão constar (até o limite de dez páginas):
II.2.2.2 .1  identificação da proposta  (folha de rosto com título,nome do candidato, data);
II.2.2.2 .2  qualificação do principal problema a ser abordado;
II.2.2.2 .3  objetivos e metas a serem alcançados;
II.2.2.2 .4  metodologia a ser empregada;
II.2.2.2 .5  fontes e revisão teórica ;
II.2.2.2 .6  referências .

g) Comprovante de pagamento de uma taxa inscrição no valor de  R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) depositada na conta da FAU-PPG Memória, abaixo-indicada:
Banco do Brasil (001)
Agência 3124-0
Conta 20263-0

 3-Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Programa poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento de inscrição via  Correio (Sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem  26 de outubro de  2012. Não serão aceitas as inscrições enviadas após essa data.

 4-Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.
 
5-Informações podem ser obtidas na secretaria do Curso, no endereço acima referido, ou através do telefone 0XX-53-32223209 (das 14h às 17h30min) e dos e-mails memoriapatrimonio@ufpel.edu.br, nanci3108@hotmail.com, leticiamazzucchi@gmail.com

II-DA SELEÇÃO

O Exame de Seleção ao Programa será realizado em duas fases, por uma Comissão de Avaliação, e contemplará:

1 –  A primeira etapa, de caráter eliminatório, consistirá na apreciação do Projeto de pesquisa e do Curriculum Vitae, sendo a média para aprovação nesta primeira etapa: 7,0.

2 – A segunda etapa consistirá na realização de uma prova escrita e da defesa do projeto de caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota mínima 7,0. Os candidatos deverão estar presentes no local, data e hora, determinadas para a prova escrita, munidos de documento de identificação com foto, caneta azul ou preta, lápis e borracha. Serão  sorteados dois pontos, um da área de memória e outro da área de patrimônio, dentre os dez que se encontram no Programa da Prova Escrita, devendo estes ser desenvolvidos sob a forma de dissertação.
As folhas de papel para a realização da prova escrita serão fornecidas pelo Curso e deverão ser todas devolvidas ao final da prova escrita. A prova escrita terá duração de até 4 horas (240 minutos). Não será permitida a consulta a qualquer tipo de fonte. Ao final da prova, o candidato deverá entregar para a Comissão de Avaliação os rascunhos e a versão final, todas numeradas e identificadas com seu número de inscrição. Qualquer identificação na prova, além do número de inscrição, implicará na desclassificação do candidato.
Para a defesa do projeto os candidatos deverão estar presentes no local, data e hora determinada. O candidato disporá de 10 minutos para apresentação de seu projeto e será arguido durante os dez minutos subsequentes com tempo para resposta de até dez minutos.
 
III -DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Comissão de Avaliação levará em consideração:
 
1) Na PONTUAÇÃO:
 
a) Na análise do Projeto: Clareza e definição da caracterização do problema (até 2 pontos); viabilidade e relevância dos objetivos e metas (até 2 pontos); suficiência da metodologia e adequação dos resultados esperados quanto à proposta do trabalho (até 2 pontos); qualidade da revisão da literatura, do arrolamento de fontes e das referências apresentadas (até 2 pontos); qualidade do texto quanto aos aspectos de correção da escrita (até 2 pontos). O somatório final de todos os itens será no máximo de 10 pontos.
 
b) Na análise do Curriculum Vitae: participação em projetos de pesquisa (até 2 pontos); participação em projetos de ensino (até 2 pontos), participação em projetos de extensão  e trabalhos profissionais (até 2 pontos), participação como ministrante em congressos, seminários, cursos, oficinas, palestras e similares (até 2 pontos),  participação como ouvinte em congressos, seminários, cursos, oficinas, palestras e similares (até 2  pontos), produção bibliográfica (até 2 pontos), titulação em pós-graduação (até 2 pontos). O somatório de todos os itens permite que se atinja até 14 pontos, mas o somatório final desta prova será no máximo de 10 pontos.
 
c) Na Prova Escrita: Desenvolvimento do conteúdo proposto na questão (até 1 ponto por questão); clareza das ideias apresentadas (até 1 ponto por questão); qualidade do texto quanto aos aspectos de correção e adequação da escrita (até 1 ponto por questão); evidência de capacidade de análise crítica e reflexiva (até 1 ponto por questão); utilização adequada da bibliografia indicada e apresentação de outros títulos e ou autores além do indicado (até 1 ponto por questão). O somatório final de todos os itens nas duas questões será no máximo de 10 pontos.
 
d) Na defesa de projeto: Clareza na apresentação do problema, da metodologia e da revisão da literatura. O somatório final de todos os itens será no máximo de 10 pontos.
 
2) Na CLASSIFICAÇÃO:
 
a) Análise do Projeto – Peso 3
 
b) Análise de Currículo – Peso 3
 
c) Prova escrita e defesa de projeto – Peso 4
 
d) A nota final que será a resultante da média: [(Peso 3) Projeto + (Peso 3) Currículo + (Peso 4) Prova Escrita e defesa de projeto] / 10
 
IV -DAS VAGAS
Total -20 vagas
 
V – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
 
1 –  DA PRIMEIRA FASE:
 
a) Os candidatos selecionados na primeira fase de seleção constarão em lista organizada pelos nomes dos candidatos em ordem alfabética, que será divulgada na secretaria e na  página do Curso (www.ufpel.edu.br/ich/ppgmp), bem como no portal da UFPel (http://www.ufpel.edu.br).
 
b) Os candidatos poderão ter individualmente acesso à nota obtida na primeira fase na Secretaria do Curso.
 
2 – DA SEGUNDA FASE:
a) Os candidatos selecionados na segunda fase de seleção constarão em lista organizada pelos nomes dos candidatos em ordem alfabética, que será divulgada na secretaria e na página do Curso (www.ufpel.edu.br/ich/ppgmp), bem como no portal da UFPel (http://www.ufpel.edu.br).
 
b) Os candidatos poderão ter individualmente acesso à nota obtida na segunda fase na secretaria do Curso.
 
VI – DOS RECURSOS
a) Recurso ao resultado da homologação das candidaturas e de qualquer uma das fases da avaliação deve ser encaminhado por escrito para a Comissão de Avaliação no prazo de até 48 horas contadas a partir da divulgação dos resultados.
 
b) A análise dos recursos será feita pelo Colegiado do Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste Edital.
 
VII -DISPOSIÇÕES FINAIS
 
-As etapas serão obrigatórias, eliminatórias e classificatórias. 
-Em caso de empate terá prioridade o candidato que tiver obtido o conceito mais alto na prova
escrita. Se persistir o empate, os candidatos serão convocados a participarem de um sorteio que definirá o preenchimento da vaga.
-Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas, de acordo com a Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.
-Não é obrigatório o preenchimento do número de vagas oferecidas pelo Programa.
-Não será exigido, no momento, teste de proficiência em línguas que poderá ser feito no transcorrer do ano de ingresso no Programa. Serão aceitas as provas feitas em inglês ou francês dos testes aplicados Aliança Francesa, Toffel, UFPel ou por outras universidades.
-A inscrição no processo implica na aceitação plena de todos os termos emitidos nesse Edital.
-O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento dos Cursos Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.
 
PROGRAMA DA PROVA ESCRITA
 a) Pontos:
1.As abordagens da Memória nas Ciências Humanas e Sociais
2.Discussões teóricas sobre Memória e esquecimento
3.Memória e identidade: discussão exemplificada.
4.Análise da diversidade dos suportes de memória  na contemporaneidade
5. Memória e patrimônio: discussão sobre a relação entre os dois conceitos
6. Patrimônio cultural como um conceito do Ocidente moderno
7.Instrumentos para a preservação patrimonial: tipos e aplicações.
8. Patrimônio e sustentabilidade.
9. Instituições e normas do patrimônio cultural no Brasil
10. Recomendações internacionais , tutela e proteção do patrimônio cultural
 
b) Bibliografia indicada
1.  CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo,Contexto,2011
2.HALBWACHS, Maurice. Los marcos sociales de la memoria. Caracas, Anthropos Editorial, 2004.
3. RICOEUR, Paul. Memória, História e Esquecimento, Campinas, Editora da Unicamp, 2007.parte 1
4. D´ÁLESSIO, Marcia M. Memória:leituras de M.Halbwachs e Pierre Nora. Revista Brasileira de História, n.25-26, vol.13, 1993
5.FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, Minc-IPHAN.
6. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo, Estação Liberdade – Unesp, 2006.
7.POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente: séculos XVIII-XXI. São Paulo, Estação Liberdade, 2009.
8.PRATS, Llorenç. Concepto y gestión del patrimonio local. Cuadernos de Antropología Social Nº 21, pp. 17-35, 2005. pdf
9. MARÉS DE SOUZA FILHO, Carlos Frederico. Bens culturais e sua proteção jurídica. Curitiba, Juruá, 2008, p.15-20, p.21-34, p.35-53.
10.  CASTRO, Sonia Rabello de. O Estado na preservação de bens culturais. Rio deJaneiro,  Renovar, 1991
11. CASTRIOTA, Leonardo Barci. Patrimônio cultural:conceitos,políticas, instrumentos. São Paulo, Annablume, 2009
12.Coletânea de Leis sobre Preservação do patrimônio. Rio de Janeiro, IPHAN, 2006
 
CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
1 – Período de inscrições para o processo seletivo de ingresso de alunos em 2013: 24/09 a 26/10/2012
2. Homologação das inscrições: 29/10;
3. Prazo recursal: 29-31/10;
4. Análise dos recursos: 05/11;
5. Divulgação dos resultados da análise dos recursos: 06/11;
6. Avaliação do Curriculum Vitae e do projeto de pesquisa: 05-19/11;
7. Homologação dos resultados: 20/11;
8. Divulgação dos resultados da primeira fase: 21/11;
9. Prazo recursal: 21-23/11;
10. Análise dos recursos e divulgação dos resultados: 26/11;
11. Prova escrita: 28/11;
12. Defesa do  Projeto- 29-30/11
13.Período de correção da prova escrita: 03-17/12;
14. Homologação dos resultados finais: 18/12; 15.Divulgação dos resultados: 19/12;
16. Prazo recursal: 19-21/12;
17. Análise dos recursos: 26/12;
18. Divulgação do resultado da análise dos recursos: 27/12.

Pelotas, 11 de setembro de 2012.

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