terça-feira, 13 de novembro de 2012

Urbana Arquitetura é destaque no “O Melhor da Arquitetura”

Escritório de Caxias do Sul tem projeto premiado

O escritório Urbana Arquitetura de Caxias do Sul recebeu, em 30 de outubro, o prêmio “O Melhor da Arquitetura” pelo projeto “Loft Vasco”, como a melhor reforma residencial do Brasil em 2012. Existente desde 2008, o prêmio é o único concurso de projetos nacional realizado atualmente.

O trabalho premiado foi realizado a partir de um galpão abandonado, de 246m2, na Rua Vasco da Gama, em Porto Alegre. “O objetivo era torná-lo, além de ‘habitável’, aconchegante e apropriado para abrigar o lifestyle agregador do morador que costuma viver intensamente e receber muitos amigos”, relata Cláudia Titton, uma das responsáveis pelo projeto. A premissa básica era recriar a habitabilidade da edificação com o menor investimento possível, através de mínimas intervenções e máximos resultados, mantendo seu aspecto industrial original e sua energy within.
Galpão antes da reforma

Para atingir os resultados esperados, as arquitetas Cláudia  Pauperio  Titton, Mariana Soldan Hugo e Taís Lagranha Machado utilizaram-se de técnicas inovadoras e criatividade, uma das marcas seu trabalho. A exemplo disso, substituíram telhas metálicas antigas por novas telhas sanduíche, que se adaptaram melhor ao projeto, além de realizarem uma cobertura verde no terraço, tornando o espaço utilizável e amenizando a temperatura do quarto do proprietário, localizado abaixo deste novo jardim. Os móveis, tanto da sala quanto da cozinha, também foram especialmente planejados e, com criatividade, conferiram um ar aconchegante e familiar ao antigo galpão.

Além das três diretoras, a Urbana Arquitetura, existente desde 2004, conta ainda com uma equipe especializada que participa em conjunto dos projetos realizados. O prêmio, organizado pela Editora Abril, destaca a criatividade dos arquitetos do país desde 2008 e teve seu recorde de participação, recebendo  498 projetos inscritos. A premiação foi realizada em uma grande festa, no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde foi entregue o prêmio à equipe Urbana.

Confira o resultado do trabalho:






Nenhum comentário: