quarta-feira, 6 de março de 2013

Dois novos livros discutem o Programa Minha Casa, Minha Vida

Dois lançamentos reforçam a discussão nacional sobre a relação entre habitação e cidade. Ambos serão debatidos no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (Av. Sarmento Leite, 320, térreo), dia 14 de março, às 19h.



O primeiro deles, Autogestão habitacional no Brasil: utopias e contradições (RJ: Letra Capital e Observatório das Metrópoles, 2012), é uma coletânea de oito textos. Organizada por Luciana Correa do Lago, a coletânea reúne uma série de estudos com enfoques distintos, que buscam observar a potência da forma autogestionária no contexto político brasileiro, partindo de uma motivação: entender e romper as barreiras econômicas, políticas e culturais à construção de outra cidade.

O segundo, O Programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos territoriais (RJ: Letra Capital e Observatório das Metrópoles, 2012), organizado por Adauto Lúcio Cardoso, agrega contribuições importantes para o início do processo de avaliação coletiva dos impactos do que talvez seja o mais ambicioso programa habitacional do país dede a época do BNH. Os trabalhos reunidos neste livro visam desvendar as diferenças do desempenho do Programa no território, além de evidenciar as críticas ao Programa, ao mesmo tempo em que demonstram situações contraditórias através das quais se constata a necessidade de maior cuidado na avaliação de seus resultados efetivos.

Ambos fazem parte da coleção Habitação e Cidade, que aponta para o desfio de consolidar um campo analítico interdisciplinar e crítico sobre a problemática habitacional-urbana, acolhendo trabalhos de caráter diverso, sejam eles reflexivos, descritivos, propositivos ou artísticos.

Nenhum comentário: