segunda-feira, 11 de março de 2013

Escritórios apresentam projetos na Quarta do IAB

Por Sabrina Ortácio
No dia 06 de março o IAB-RS recebeu três escritórios renomados do Estado que se apresentaram individualmente no evento “Ciclo Projeto e Obra”. Os três trabalhos foram selecionados pelo IAB por meio do edital Projeto e Obra, lançado em 2012. Desta vez o público pode conferir detalhes dos projetos "Forte da Prainha", do escritório Torres & Bello Arquitetos e Associados, "Residencial Sangiacomo - Caxias do Sul", da Salvati Portal Arquitetos e o "Edifício Residencial Imperador", do Souza & Campelo Arquitetos e Associados. O evento teve mediação de Cesar Wagner e foi aberto ao público.

Os arquitetos e sócios Alberto Torres e Audrey Bello Ramos apresentaram o projeto “Forte da Prainha”, empreendimento localizado em Torres, no litoral norte gaúcho. O projeto de 2010 foi premiado na Associação Brasileira de Escritórios e Arquitetura (Asbea). “Trata-se de um prédio residencial de esquina, que possui tipologia baixa e pátio interno como diferencial”, explicaram Torres e Bello.

Já os arquitetos Rodrigo Salvati e Greice Portal, de Caxias do Sul, apostaram na apresentação do projeto “Residencial Sangiacomo”. “Foi o primeiro projeto que executamos quando voltamos da Nova Zelândia, onde estávamos fazendo um mestrado”, informaram. O estudo do mestrado foi todo aplicado no residencial. “Aplicamos ideias de urbanismo sustentável, valorizando a rua e a vigilância passiva da rua”, explicaram Salvati e Portal.

Para eles, as quatro características principais apontadas como razão do sucesso do projeto foram as seguintes: 1° - a porta de entrada elevada 4 a 6 degraus acima do nível da rua (para privacidade e para reduzir a necessidade de proteção visual; 2° - o jardim / terraço de transição entre o público e o privado com 1,80 m de profundidade;  3° - vários andares, de modo que os dormitórios não estejam no nível da rua; e 4ª - a porta da frente e terraço devem ser projetados como frente da casa, e não como quintal.

O Edifício Imperador, um prédio residencial localizado em zona nobre da capital gaúcha, foi o escolhido para a apresentação do escritório Souza & Campelo, dos sócios Rodrigo Souza e Cristina Campello. “É um prédio classe AA de esquina com apartamentos gigantes. Gostamos muito deste projeto, pois ele foi executado com painéis pré-moldados, o que deu uma cara de sofisticação no empreendimento”, revelaram os dois.

Lançado no final de 2012, o Edital Projeto e Obra selecionou 18 trabalhos de arquitetos e escritórios de arquitetura que serão apresentados em seis Quartas no IAB ao longo do ano. Na ocasião, também foi formalizado o patrocínio da Caixa Econômica Federal para o projeto Quarta no IAB.

Por Sabrina Ortácio

Por Sabrina Ortácio

Por Sabrina Ortácio

Por Sabrina Ortácio

Nenhum comentário: