quarta-feira, 15 de maio de 2013

IAN BENTLEY, fundador da disciplina de Desenho Urbano, estará em Pelotas de 20 a 24 de Maio



O PROGRAU, a UFPel, a Prefeitura Municipal de Pelotas e o Conplad em uma ação conjunta trarão a Pelotas, de 20 a 24 de Maio, o Professor britânico Ian Bentley. O Professor Bentley durante mais de 4 décadas lecionou na Oxford Brookes University em Oxford, sendo um dos fundadores do curso de Desenho Urbano naquela universidade. Hoje é reconhecido como um dos maiores profissionais e pesquisadores internacionais na área de desenho urbano. A disciplina de desenho urbano passou a ser reconhecida mundialmente como tal a partir da década de 1980, com a publicação do livro ‘Responsible Environment’ de autoria do Professor, que marcou uma dicotomia entre o que é urbanismo, planejamento urbano e desenho urbano.

O Professor estará ministrando o ‘I Curso de Desenho Urbano – Prática Projectual e Pesquisa na Cidade Real’ tendo como objeto de estudo a zona portuária de Pelotas, com foco na área conhecida hoje como futura cidade universitária. O objetivo principal da vinda do Professor é desenvolver um curso focado em aulas teóricas abertas a um público maior e workshops (aberto a 40 pessoas), de modo que o resultado final seja uma proposta de desenho da área para atender as necessidades de todos os grupos de usuários da região do porto – universitários, residentes, comerciantes locais e futuros turistas.
Maiores informações na Secretaria do PROGRAU com as Professoras Adriana Portella, coordenadora do evento, e Nirce Saffer Medevedoski. Acesse aqui a Programação.

Nenhum comentário: