segunda-feira, 10 de junho de 2013

XIX Encontro da Rede ULACAV

CONVOCATÓRIA GERAL
XIX ENCONTRO DA REDE ULACAV
DATA E LOCAL :23,24 E 25 DE Outubro de 2013 – Pelotas/RS - Brasil
TEMA: ”UNIVERSIDADE E POLÍTICAS DE VIVENDA; COMO FORMAR RECURSOS HUMANOS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL NA PRODUÇÃO DO  HÁBITAT”


Organização do Encontro: 
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Pelotas
Curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Católica de Pelotas
Red ULACAV – Rede Universitária Latino americana de Cátedras de Vivenda

Objetivos do XIX Encontro:

Entendendo o processo complexo da produção social do habitat e os avanços já realizados ao longo da existência da Rede ULACAV, este evento pretende trazer  a reflexão sobre os processos participativos que possibilitam aos moradores uma real apropriação do seu Habitat bem como  refletir   sobre o respeito que deve existir ente o saber popular e os saberes produzidos no âmbito acadêmico ao longo do processo de gestão do habitat uma relação intersaberes. Dentro de uma preocupação maior do ensino universitário, este evento também procura abrir o debate sobre o tema das relações entre teoria e prática, e a preocupação com o distanciamento da academia das praticas profissionais do concernente ao cotidiano das profissões.   Entre os Cursos que apresentam em seus currículos a Prática Profissional Assistida,  vem sendo levantadas questões relativas às responsabilidades civis e técnicas dos produtos desta atividade. Como têm sido solucionada estas questões da Produção Social do Hábitat nas distintas atividades universitárias, como Disciplinas, Projetos de Extensão, Escritórios-Modelo, Estágios no ambiente profissional, Pesquisa-Ação e  Trabalhos Finais de Graduação? 

Objetivos do XIX Encontro:

Estes questionamentos estão ligados à duas missões que a Rede estabelece,  e que pretendemos aprofundar neste  XIX Encontro:
A) Atender às novas exigências de formação levantadas pela Produção Social do Hábitat com o apoio de órgãos governamentais, organizações sociais e empreendedores individuais; 
B) Contribuir para atender a demanda por recursos humanos capacitados para enfrentar e / ou desenvolver Políticas de Habitação, fazer Planos, Programas e Projetos Habitacionais em cada um dos nossos países.

Para propiciar um ambiente de reflexão sobre estas questões e de efetiva troca de experiências entre os países participantes da Rede, propomos os seguintes eixos para o XIX Encontro da Rede ULACAV:
1-    Refletir sobre os processos participativos na formação voltada à produção social do habitat em suas várias perspectivas: epistemológicas, teóricas e metodológicas. 
2-    Apresentar as experiências de construção da intersubjetividade como um encontro de saberes, lógicas e práticas potencializadoras e transformadoras. 
3-    Contribuir para a articulação da Universidade à sociedade desde o paradigma da responsabilidade social da universidade latino-americana. Discutir suas condições, estratégias e estruturas. Questionar os limites das responsabilidades civis e legais destas práticas e propiciar as bases para seu pleno exercício. 

O Encontro está dirigido a estudantes, graduados e docentes das disciplinas componentes da Rede, como também àquelas disciplinas que pretendem fazer parte da mesma. (Ver «Membresía» na página web da Rede: www.redulacav.org) 

METODOLOGÍA DE TRABALHO

• A maior parte do evento está destinada ao trabalho em oficinas  tal como vinha se realizando nos últimos encontros; nestas oficinas participarão tanto docentes como alunos e graduados, acentuando a proposta “inter”.
• Serão recebidos trabalhos  que vão ser publicados digitalmente e que também serão o indicador para organizar as oficinas de trabalho, em função dos três eixos propostos. Nas oficinas busca-se enriquecer o debate tendo como suporte os trabalhos elaborados.
Outras atividades serão:
• A apresentação das disciplinas, desenvolvidas por Universidades que abrangem este tema, nos aspectos de conteúdos, carga horária, sistemática de trabalho e outros que venham a enriquecer o objetivo do encontro.  
 (em breve se publicará a modalidade desta apresentação, que deverá ser em meio digital).
• Conferência sobre a temática do Encontro (a definir). 
• Mesa redonda com membros da Rede abordando a temática do Encontro, como introdução dos trabalhos das oficinas (a definir).
• Visitas a experiências de Produção Social do Habitat dentro da atual politica habitacional brasileira – PAC e MCMV, contato com líderes comunitários dos bairros locais e outros atores sociais, para promover intercâmbio com docentes, graduados e alunos participantes. 
Para mais detalhes destas atividades, será publicado brevemente, um programa mais detalhado do Encontro.


Nenhum comentário: