quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CONVITE: Audiência pública sobre mobilidade urbana na Assembleia Legislativa

O IAB-RS se fará presente na audiência pública sobre “Lei de Mobilidade Urbana no Brasil: Constatações e Desafios” da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, através do Arq. Rogério Malinski.
No documento “10 pontos por um projeto de cidade”, o item 5 é dedicado à mobilidade urbana, como título “Mobilidade é prioridade ao pedestre e transporte público de qualidade”. O instituto defende que é necessário promover política pública de mobilidade urbana, que garanta o direito de deslocamento, por diversas modalidades a todos os cidadãos. De acordo com o documento, também é fundamental estimular os modos de transporte não motorizados com vistas a reduzir o consumo de combustíveis fósseis através da implantação de uma rede eficiente de ciclovias e da qualificação dos percursos de pedestres.
Ainda, argumenta que é necessário priorizar a qualificação do transporte coletivo, para reduzir o uso de veículo privado e o espaço público destinado aos automóveis, assim como é imprescindível integrar a política de mobilidade urbana às demais políticas de desenvolvimento urbano como uso do solo, densificação, paisagem urbana e patrimônio cultural.

A audiência pública é coordenada pelo presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana, deputado Vinicius Ribeiro, com o consultor Dr. Emilio Merino e o representante da Autoridade Pública Olímpica João Alencar, como palestrantes. O encontro será realizado no dia 19 de agosto, às 15h no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário: