quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Convite: Simpósio "Efeitos da Arquitetura"


Nos dias 07 e 08 de outubro a Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campus da Praia Vermelha realiza o simpósio "Efeitos da arquitetura - os impactos da urbanização contemporânea no Brasil". O evento tem o objetivo de elevar ao debate nacional os impactos da urbanização e da forma arquitetônica, os quais, segundo os organizadores do evento, vêm sendo identificados tanto em nossas experiências diárias quanto em estudos sistemáticos e evidências empíricas. O simpósio também pretende afirmar a centralidade das “formas silenciosas de urbanização do cotidiano”, a produção de edificações e padrões urbanos com implicações sistêmicas amplas e potencialmente graves, que reverberam no espaço e no tempo de bairros, cidades e regiões Brasil afora.

O congresso se divide em 7 sessões temáticas, são elas: Arquitetura, forma urbana e dinâmicas sociais e econômicas locais; Polis e esfera pública: as condições urbanas da “política do cotidiano”; Forma urbana e segurança pública; Pobreza urbana: os efeitos da segregação e das novas soluções habitacionais; Impactos da produção e da forma urbana sobre o ambiente; As responsabilidades do mercado imobiliário e da esfera normativa; e Agendas para o estudo dos efeitos da forma arquitetônica e urbana.

O Simpósio reúne especialistas de todo o país para debater os temas propostos. Dentre os palestrantes está o arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB-RS, o qual, devido a sua experiência em Planejamento e Projeto Urbano e Habitacional, participa do debate “Agendas para o estudo dos efeitos da forma arquitetônica e urbana”, palestrando sobre o tema “Uma agenda para o planejamento dos efeitos sociais, econômicos e ambiental da forma urbana. Prospectos na esfera normativa”.

As inscrições são gratuitas, e serão feitas através do email do evento: simposioefeitosdaarquitetura@gmail.com. O evento será realizado no Campus da Praia Vermelha da UFF em Niterói. Nos dois dias de debates a programação será das 8h30min às 18h. O evento terá transmissão ao vivo pela internet no link: http://ustre.am/14OuR para qualquer lugar do Brasil.

Fonte: UFF

Nenhum comentário: