segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Lançamento livro "Museus e Africanidades"

Amanhã, dia 08 de outubro, acontece o lançamento do livro Museus e Africanidades, organizado por Jane Rocha de Mattos, no Museu Júlio de Castilhos às 19h. O livro surgiu da inquietação a respeito da representação dos afrodescendentes nos museus do Rio Grande do Sul. A obra reúne sete artigos de autores diferentes.


O arquiteto e artista Vinicius Vieira, membro da diretoria do IAB-RS e presidente da Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul - AEERGS, tem artigo publicado na coletânea. O artigo “Artes Visuais de referência afro-brasileira no espaço público de Porto Alegre”, no qual Vinicius escreve sobre sete obras de artes públicas que tratam da temática afro na Capital. Ao retratar tais obras, o autor aborda suas relações com o entorno onde elas estão situadas e explana uma pesquisa sobre os passos realizados para cada uma delas serem construídas, refletindo sobrea a sua contribuição para o imaginário coletivo da cidade. Incluindo, ainda, uma reflexão sobre a imagem urbana, o desmanche da invisibilidade histórica da representação dos afrodescendentes e o principal papel destas obras.

A leitura também relaciona a Lei 10036, sancionada em 2011, que condiciona o habite-se das novas edificações privadas com mais 2.000m² à instalação de obras de arte. A regulamentação já foi debatida na Quarta no IAB em abril deste ano, leia aqui.  

Nenhum comentário: