terça-feira, 22 de outubro de 2013

Livro sobre urbanismo e arquitetura no século XIX será lançado dia 24 no IAB-RS

O livro Urbanismo e arquitetura na região fronteiriça do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XIX (Editora Armazém Digital), do arquiteto Luiz Fernando Rhoden, será lançado no dia 24 de outubro, às 19h, no Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB-RS, localizado na rua General Canabarro, 363, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O tema do livro é um dos raros estudos dos traçados urbanos no Estado, na primeira metade do século XIX, com objetivo de tentar provar questões sobre estes traçados e sobre as formas construídas dos povoados da região fronteiriça sulina, quando, após terem sido definidas as fronteiras, foi intensificado o processo de povoamento do território rio-grandense. A obra é ricamente ilustrada, contendo gravuras, desenhos, plantas, mapas e fotografias, com 20 páginas coloridas.

Após o encerramento da beligerância entre Portugal e Espanha, o século XIX se iniciava com a definição de fronteiras, mesmo que não houvesse paz na região. O contexto de lutas pela independência das colônias espanholas do rio da Prata, e suas pretensões sobre o território fronteiriço do Brasil, fez com que houvesse forte presença militar na região, com povoados surgindo ao redor dos acampamentos que guarneciam as fronteiras. Esses povoados tiveram traçados urbanos definidos pelos engenheiros militares, com traçados que apresentavam as características dos traçados portugueses e variações que os diferenciavam dos traçados de origem espanhola, presentes nas povoações ibero-americanas.

Essas características foram desenvolvidas pelos engenheiros militares portugueses em suas Aulas de Fortificação, desde meados do século XVII, e estavam centradas num método que aliava a teoria à prática, no terreno. A análise inédita, das características desses traçados urbanos, confrontados com traçados resultantes das Leyes de Índias, evidenciou um modo de traçar as cidades, típico dos portugueses, que se reproduziu no Brasil independente, enquanto estiveram em ação os engenheiros militares formados naquele método.

Sobre a importância do livro para os interessados no assunto, Luiz Fernando Rhoden declara: “A pesquisa sobre a arquitetura e o urbanismo gaúchos do período colonial e dos primeiros anos da nossa independência é muito rara. Poucos tem sido os pesquisadores que se debruçam ou se debruçaram sobre o tema. O resultado desse contexto é a desinformação e a repetição de conceitos equivocados que se verifica, ainda, em nossos cursos de arquitetura. Neste sentido, o livro que ora lançamos vem contribuir para preencher essa lacuna, que espera-se, seja útil a todos os interessados no assunto”.

Na apresentação do livro, a professora Doutora Maria Helena Ochi Flexor ressalta que “Luiz Fernando Rhoden complementa e esmiúça as informações de todo o processo de formação e consolidação do território brasileiro, que mereceu sucessivos tratados, como o Tratado do Pardo, de 1761, ou o de Santo Ildefonso, de 1777, e sua execução na demarcação de fronteiras no extremo Sul do Brasil. Mostra de que forma os confrontos constantes entre as duas coroas peninsulares impediram oficialmente o estabelecimento das fronteiras e como o território foi ocupado e, tratado na prática, pelos seus habitantes, bem como, demonstra como as povoações foram se estabelecendo nessas zonas de conflito”.

O QUÊ: Lançamento do livro Urbanismo e arquitetura na região fronteiriça do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XIX (Editora Armazém Digital).
QUEM: Arquiteto Luiz Fernando Rhoden
QUANDO: 24 de outubro, quinta-feira, às 19h.
ONDE: Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB-RS (Rua General Canabarro, 363 - Centro Histórico – Porto Alegre).

SOBRE O LIVRO
Urbanismo e arquitetura na região fronteiriça do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XIX
Autor: Luiz Fernando RhodenISBN: 978-85-8347-000-7 Páginas: 188 Editora: Armazém DigitalFormato: 21x29cm
Preço: R$ 80,00




SOBRE O AUTOR
LUIZ FERNANDO RHODEN é arquiteto da Advocacia Geral da União (AGU/RS), especialista em restauração de monumentos e conjuntos históricos, CECRE, UFBA; Mestre em História pela PUC/RS; Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA; ex-superintendente Regional do IPHAN-RS, vice-presidente da Associação dos Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR/RS) e diretor de projetos do ICOMOS Brasil (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios).

SOBRE A EDITORA

ARMAZÉM DIGITAL – A editora publica livros predominantemente acadêmicos ou de pesquisa, inclusive de arquitetura e urbanismo.  Entre os seus títulos publicados pela editora estão "Manual Para Saber Por Que O Guaíba É Um Lago", de Rualdo Menegat, e "Plano Geral de Melhoramentos: o plano que orientou a modernização da cidade", de Celia Ferraz de Souza. Informações sobre a editora e contatos sobre publicação de livros podem ser feitos pelo www.armazemdigital.com.br.

Fonte: ARMAZÉM DIGITAL

Nenhum comentário: