terça-feira, 26 de novembro de 2013

Brasil está entre os candidatos para cediar o Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020

O presidente do IAB DN entre o Secretário Geral da UIA, Michel Barmaki, e Nicolas, funcionário da UIA.

O Presidente da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil participou do Congresso Mundial de Arquitetos UIA. Veja os relatos do presidente sobre o evento:

"Acabo de chegar da UIA, onde foram formalmente abertas as três propostas para o Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020: Austrália, França e Brasil (Melbourne, Paris e Rio). Agora, as propostas serão examinadas pela Secretaria Geral da UIA, que terá um mês para solicitar eventuais esclarecimentos. De qualquer modo, o dossier ora apresentado será aquele que será submetido à Assembléia em Durban, em agosto. Em fevereiro, em Istambul, o Conselho da UIA se reunirá para formalizar as candidaturas. Deu para perceber que nossa candidatura desperta grande simpatia entre integrantes da Secretaria Geral. 

Os temas para o Congresso apresentados pelos países são os seguintes:
França: "Arquitetura responsável".
Austrália: "Dialética do lugar".
Brasil: "Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21."
Quando foram lidos, nessa ordem, foi um ÓOOh crescente. O nosso tema foi muito bem recebido.

O presidente do IAB DN com o Secretário Geral da UIA, Michel Barmaki, e Nicolas, funcionário da UIA e representantes da Austrália e França.

É muito importante ressaltar o trabalho  desenvolvido pela colega Nadia Someck, Conselheira da UIA, representando a Região III, por ocasião da reunião do Conselho da UIA, quando ela teve a oportunidade de sondar importantes conselheiros sobre as melhores possibilidades de encaminhamento da candidatura do Brasil. Isso se refletiu na definição da cidade e na montagem do dossier.

Agora é torcer - mas que precisa ser acompanhado por muito trabalho de construção do apoio para a candidatura."

Nenhum comentário: