terça-feira, 25 de março de 2014

Sessão de autógrafos de Havana 63 ocorre no dia 31


O arquiteto e urbanista Cesar Dorfman autografa, na segunda-feira, 31 de março, o livro “Havana 63” na Livraria Cultura. A obra, que teve o patrocínio do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), conta a história vivenciada por ele e outros 400 estudantes de arquitetura, sendo 23 do Rio Grande do Sul, que participaram do Encontro Internacional de Professores e Estudantes e do VII Congresso da União Internacional de Arquitetos de Havana, em Cuba, em 1963. O livro é resultado de quatro anos de pesquisas, reencontros e contatos com mais de 60 participantes dessa viagem. 
Sobre a obra e o autor 
O ano era 1963. O cenário político no Brasil fervilhava. Cuba vivia o quarto ano da revolução socialista que derrubara o presidente Batista. No Porto de Santos, aglomeravam-se mais de 400 jovens à espera de um navio russo que os levaria para Havana, à espera de uma epopeia que mudaria seu jeito de ver e pensar o mundo. Foram treze dias de viagem rumo ao Encontro Internacional de Professores e Estudantes e do VII Congresso da União Internacional de Arquitetos. Na agenda, encontros com estudantes do mundo todo e também com os principais revolucionários comunistas cubanos, Che Guevara e Fidel Castro.
Em “Havana 63”, Dorfman relata memórias desses dias, mas também aborda as consequências nas vidas dos participantes dos eventos em Cuba após a ditadura militar se instalar nos países sul-americanos. As dezenas de fotografias que ilustram as mais de 300 páginas do livro foram escondidas por anos pelo autor depois que, em 1964, em meio à repressão dos militares, seus colegas cogitaram atear fogo ao material que todos temiam manter em casa.
Coube aos diretores do Sindicato (gestão 2011/2013), Cicero Alvarez e Bruno Mello, fazer a apresentação da edição. Nela afirmam que “Havana 63” permite uma viagem ao passado para que possamos melhor olhar para o futuro.  Sobre a participação do SAERGS, Dorfman afirma que “o engajamento do Sindicato no projeto, com o patrocínio para a edição, é inestimável. Me deu tranquilidade para levar adiante a proposta e mais tempo, que teria de ser utilizado na busca de recursos, para agilizar as ações necessárias”.
Cesar Dorfman é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1964. Atualmente é conselheiro federal do CAU/BR, representando o Rio Grande do Sul.  Nestes quase cinquenta anos de profissão, acumulou experiência em projetos construídos e publicados, tendo na última década conquistado quatorze prêmios em concursos nacionais de anteprojetos e recebido espaço especial na VII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
A sessão de autógrafos será precedida de um bate-papo com a participação de convidados e companheiros de Dorfman na viagem de 1963. O evento inicia às 19h30min, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, com entrada franca.
O livro pode ser adquirido na sede do SAERGS com preço diferenciado para associados do Sindicato – custo de R$30. Estudantes, não-sócios e comunidade em geral também podem comprar exemplares da obra na sede do Sindicato pelo preço de R$ 40.
Mais informações em nosso site www.saergs.org.br ou pelo (51) 3224-6066.



Nenhum comentário: