terça-feira, 1 de julho de 2014

Curso de Produção de Blocos de Concreto Reciclados


A ONG Solidariedade, sob a coordenação do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME), no âmbito do Projeto FINEP Morar TS, concluiu, nesta sexta-feira, dia 27 de julho, o Curso de Produção de Blocos de Concreto Reciclados. Os formandos, entre homens e mulheres - que trabalhavam como carroceiros e catadores - impactados pelo Programa da Prefeitura Todos Somos Porto Alegre, receberam certificados e cartilhas cuidadosamente elaboradas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O curso representa uma das ações do Centro de Transformação Sócio Ambiental (CTSA) e permite a produção de blocos de concreto para alvenaria e pavimentação, através da reciclagem de resíduos da construção civil, com a finalidade de promover a inclusão social e a proteção do meio ambiente. O projeto tem o apoio do Fundo Municipal do meio Ambiente, do comitê de ação da cidadania dos funcionários do Banco do Brasil e do Banco de Alimentos e compõe um programa completo destinado às populações em situação de risco social, promovendo a qualificação profissional, o resgate da cidadania e a geração de trabalho e renda.

A entrega dos diplomas contou com a participação do Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, dos demais coordenadores do LEME, do Coordenador do CTSA, senhor Sergio Amaral, da Coordenação Estadual da APEDEMA RS, de representantes da FASC, do Instituto dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (IAB RS), da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), da Secretaria do Meio Ambiente (SMAM) e da Secretaria Municipal de Planejamento. Participaram da cerimônia de formatura, estudantes da UFRGS, demais representantes da PMPA, familiares e amigos dos formandos e membros da comunidade local.


Uma das vantagens do sistema é a possibilidade de aproveitamento de entulhos de obras em substituição parcial dos agregados, reduzindo o emprego de recursos naturais (como areia e pedrisco) e diminuindo sobremaneira o acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente. Outro benefício importante é a redução do custo de produção que acaba por refletir na economia geral da construção, resultando numa vantagem competitiva interessante ao empreendedor. Além disso, inúmeros estudos comprovaram que os blocos de concreto reciclados atendem aos requisitos de desempenho técnico e, portanto, aos padrões de qualidade em conformidade com as normas técnicas vigentes.

Segundo Sergio Amaral, em torno de três a quatro mil blocos de alvenaria ou de pavimento são produzidos diariamente na própria sede da ONG, situada na Rua Chico Pedro, 490, no Bairro Camaquã, em Porto Alegre. A Prefeitura garante que tem interesse na compra dos blocos para construção de calçadas, passeios e rampas de acesso. Existe também a possibilidade da contratação dos formandos para trabalhar na execução dessas obras em sistema de cooperativa, atividade a ser empreendida com auxílio da ONG Solidariedade na formação e organização dos trabalhadores.

A Cooperativa Auto-Gestionária é um ramo do projeto mantido pelo CTSA, na qual os alunos estarão incluídos e poderão trabalhar como contratados da Prefeitura e de empresas interessadas na contratação de mão-de-obra qualificada. A ideia é manter a continuidade, a sustentabilidade e a replicabilidade dos programas de formação profissional e geração de emprego. Dentro da lista dos cursos oferecidos pela ONG Solidariedade - com vistas à qualificação de trabalhadores no ramo da construção civil - estão incluídos os cursos de azulejista, elétrica, colocação de blocos, limpeza industrial, entre outras atividades congêneres.

Maiores informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela ONG podem ser encontrada em:
http://ong.portoweb.com.br/ongsolidariedade/default.php pelos telefones: 51 3126 4262 / 8421 0501 ou pelo e-mail: solidariedadeong@hotmail.com. Créditos das fotos: Eduíno de Mattos, Coordenador Adjunto da ONG Solidariedade.

Nenhum comentário: