segunda-feira, 20 de outubro de 2014

SUCESSO TOTAL DA TURMA DE DESENHO JURÁSSICO



Acontece no Solar do IAB, a primeira edição do Curso de Desenho Jurássico, que teve sua inauguração no dia 16 de agosto com data de término programada para 22 de novembro de 2014. Para marcar o encerramento das aulas, será oferecido um delicioso coquetel de confraternização com exposição dos trabalhos dos alunos.

As aulas foram ministradas por quatro reconhecidos professores de desenho e de projeto arquitetônico das faculdades de arquitetura e de designer: Arq. Diniz Machado, Arq. Paulo Ricardo Bregatto, Arq. Lourenço Degani e Arq. Achylles Costa Neto. A atividade compõe o Programa de Capacitação Técnica lançado este ano pelo Departamento de Cursos do IAB-RS e tem por objetivo trabalhar as técnicas de desenho a mão livre, fundamentadas no trabalho desenvolvido pelos arquitetos e projetistas da era “pré-computador”, que tinham como principais instrumentos de trabalho esquadros, compasso, caneta nanquim, régua T, normógrafo, papel vegetal, papel manteiga e, até mesmo, graxa de sapato. As aulas ainda contam com apresentação de slides antigos, com fotos e desenhos dos arquitetos do passado, além de livros, ilustrações e projetos arquitetônicos em nanquim e papel vegetal confeccionados há “dez mil anos atrás”.

Os alunos aprendem diversas técnicas de desenho e pintura para aprimorar a apresentação dos seus trabalhos, podendo mesclar desenho artístico à mão livre com projetos iniciados no computador. A modalidade Desenho Híbrido ministrada pelo professor arquiteto Achylles oferece ao aluno a possibilidade de incrementar projetos desenvolvidos no computador com artifícios do desenho manual, pessoalizando o trabalho com traços, cores e texturas. Os professores Diniz e Degani ensinam o desenho de observação e a perspectiva, utilizando diversos materiais como grafite, canetas, lápis de cor, hidrocor e aquarela, de forma livre e artística, desenvolvendo a expressão gráfica própria de cada um. Ao professor Bregatto, coube a tarefa de ensinar o desenho técnico com utilização da régua paralela e de todos os demais instrumentos utilizados pelos “arquitetos jurássicos”.

Formadas por alunos dos cursos de arquitetura e de design, por arquitetos, designers e professores, as aulas acontecem aos sábados pela manhã, no Solar do IAB, na Rua General Canabarro, 363, no Centro Histórico e também na PUC, em Porto Alegre.

Para se inscrever nas próximas edições do curso, entre em contato com a Secretaria do IAB-RS no e-mail administrativo@iabrs.org.br ou ainda em cursos@iabrs.org.br. 

Fique por dentro dos cursos, palestras, exposições, viagens e debates em http://iabrs.noslab.com.br/

Os associados do IAB-RS têm desconto diferenciado nas inscrições dos cursos. Caso não seja associado, entre em contato e saiba como se associar e obter os descontos.


Nenhum comentário: