sexta-feira, 17 de abril de 2015

DEBATE PÚBLICO SOBRE O CAIS MAUÁ

Neste sábado, dia 18 de abril de 2015, às 19 horas, na Av. Sepúlveda, será realizada Coletiva Pública de Imprensa para abertura do debate com a população sobre a Revitalização do Cais Mauá promovida pelo Coletivo Cais Mauá de Todos. O objetivo é apresentar análises técnicas e proposta de intervenção arquitetônica e urbanística para a área, além de relatório de denúncias acerca das irregularidades identificadas no processo referente ao projeto proposto para Revitalização do Cais Mauá. O coletivo Cais Mauá de Todos quer provocar o debate público e transparente sobre o projeto que representará impactos urbanísticos, ambientais e patrimoniais irreversíveis para a Capital. É imprescindível esse espaço de debate e de reflexão da população sobre o Cais Mauá, a partir de um modelo de desenvolvimento que tenha como princípios norteadores a manutenção da paisagem cultural como bem coletivo, assim como a revitalização e a requalificação de áreas degradas por meio da preservação de suas características históricas e culturais para as futuras gerações, com base no planejamento urbano e ambiental participativo, na cidadania e em novos modelos de gestão da parceria público privada que contemplem os interesses da coletividade, o usufruto do bem público, o direito de ir e vir e não apenas os planos de negócios impostos pelo setor privado.

Estarão presentes a jornalista Katia Suman, como mediadora, a advogada Jacqueline Custódio, o sociólogo João Volino Corrêa e a arquiteta e urbanista Helena Cavalheiro, autora do projeto “Manifesto Cais Mauá”, como representantes do coletivo Cais Mauá de Todos, tendo como convidado o arquiteto e urbanista, Tiago Holzmann, Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS). Após a Coletiva Pública de Imprensa, o local receberá apresentações especiais de Nei Lisboa, Ian Ramil, Sopro Cósmico, Novo Circo, Cia De Dança, Bibiana Petek e Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

SERVIÇO:
O QUÊ: Coletiva Pública de imprensa na Sepúlveda para debater a Revitalização do Cais Mauá
QUANDO: Sábado, dia 18 de abril de 2015, às 19h
LOCAL: Av. Sepúlveda - Centro / Porto Alegre RS

PROGRAMAÇÃO:
1) 19h: Coletiva Pública de ImprensaDebate sobre a Revitalização do Cais Mauá Apresentação do Manifesto Cais Mauá: Paradigma para projeto de revitalização do Cais Mauá, da Arquiteta Helena Cavalheiro Apresentação de relatório de denúncias acerca das irregularidades identificadas
2) Abaixo-Assinado Comunitário: Cais Mauá de Todos
3) 20h: Apresentação de artistas convidados:NEI LISBOA, IAN RAMIL, SOPRO CÓSMICO, NOVO CIRCO CIA DE DANÇA, BIBIANA PETEK e CONJUNTO BLUEGRASS PORTO-ALEGRENSE DJ Rafa Ferretti (PULP) antes durante e depois! DJ convidado especial Mauricio Cunha da Fiesta Latina.

APOIO:
IAB/RS, SENGE-RS, AGAPAN, DEFENDER - Defesa Civil do Patrimônio Histórico, APEDEMA RS, ONG Solidariedade, Minha Porto Alegre, Ocupa Cais Mauá, Associação Comunitária do Centro Histórico de Porto Alegre, Poa em Movimento, StudioClio, Rádio Elétrica, Estúdio Gorila, Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS, Defesa Pública da Alegria, Porto Alegre ATIVA, Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, Editora Libretos, Bar Ocidente, Mobicidade, Defender, Lapus/Laboratório de Políticas Públicas e Sociais, Chega de Demolir Porto Alegre e Fast Food Cultural.

CRÉDITO FOTO: Eduino de Mattos.

Nenhum comentário: