segunda-feira, 26 de março de 2012

Presidente do IAB-RS participa de programa Polêmica

63%  dos ouvintes concordaram com posicionamento do IAB-RS.

Foto: Divulgação Rádio Gaúcha

O presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, participou hoje, 26/03, do programa Polêmica da Rádio Gaúcha, conduzido pelo apresentador Wianey Carlet. O tema debatido foi o projeto da Orla do Guaíba e teve participação de Sylvio Nogueira, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental; de Marcelo do Canto, da Procuradoria Geral do Município e de João Bosco Vaz, Secretario Extraordinário da Copa de 2014.

O debate girou em torno da contratação de Jaime Lerner por notório saber para execução do projeto da Orla do Guaíba. O IAB-RS manifestou-se a favor da realização de concurso para desenvolvimento da obra, uma vez que este deveria ser o primeiro recurso para realização de projetos de interesse público. Além disso, o presidente do IAB defendeu a legislação federal que determina que este tipo de contratação deve ser feito preferencialmente por Concurso Público e insistiu que a contratação por "notório saber", apesar de prevista em lei, é um instrumento antigo, obscuro e anti democrático.
Em enquete realizada ao longo do programa, a pergunta foi: "Para o projeto da Orla do Guaíba, a Prefeitura contratou Jaime Lerner, por notório saber. O Instituto dos Arquitetos do Brasil quer concurso público. Quem tem razão: a Prefeitura ou o IAB?". 63% dos ouvintes concordaram com o IAB-RS, defendendo a realização de concurso público, e apenas 37% ficaram a favor da decisão da Prefeitura.

O Presidente do IAB RS, ao final do programa, antecipou a próxima polêmica - as Estações do Metrô-  e manifestou a importância de que estes projetos sejam contratados a partir de Concurso Público.

Nenhum comentário: