segunda-feira, 2 de abril de 2012

COMUNICADO IAB RS: Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo para as estações do Metrô e seus entornos urbanos

IAB RS irá fazer contato com os responsáveis pelo Metrô de Porto Alegre para recomendar que os projetos das estações sejam contratados via Concurso Público, o que garantirá mais qualidade para este importante equipamento da cidade.

A construção do futuro da cidade não pode ficar atrelado à instrumentos e práticas do passado: licitação de menor preço e contratação direta de projeto é um equívoco muito grave que não resultarão em projetos e obras de qualidade.

O concurso é o instrumento mais moderno, porque retira dos gabinetes a decisão, mais democrático, porque permite a participação de todos os profissionais, e totalmente transparente porque garante à toda a população o acompanhamento de todas as etapas de discussão e seleção das propostas.

A cidade do Rio de Janeiro está dando um bom exemplo e selecionando seus projetos olímpicos via concurso público (Porto Olímpico, Vila Olímpica), seguindo o exemplo das grandes cidades que admiramos.

Em Porto Alegre, somente um concurso nacional de arquitetura que selecione um ou vários bons escritórios para a realização de projetos contemporâneos que transformem os equipamentos do metrô também em obras de arte da cidade e em atração turística. As estações serão simbólicas e serão transformadas em pontos de referência dos bairros.

Este é o futuro que queremos.

O concurso será a melhor maneira evitar mais puxadões de concreto, feios, "baratinhos", mal projetados, gestados em "caixas pretas", e mal executados pelo menor preço possível.

Arq. Tiago Holzmann da Silva - Presidente do  IAB RS


3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cidadão Portoalegrense disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Eduardo Galvão disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.