segunda-feira, 2 de abril de 2012

Um pouco da Alemanha no IAB-RS


Na próxima Quarta no IAB, o engenheiro agrônomo Toni Backes apresenta sua visita a Bannholzgraben, um bairro novo localizado em Viernheim, próximo à Heidelberg na Alemanha. Também farão parte da conversa, Eduardo Diehl, técnico em paisagismo; e Marcelus Cruz, acadêmico da Engenharia da UFRGS e técnico em paisagismo.

Sobre a visita:
Acompanhado de uma delegação de profissionais brasileiros da área, Backes conheceu a região na Alemanha que utiliza um sistema de drenagem com retenção de água em telhados verdes e drenagem de águas pluviais especial, que não mistura água da chuva com água suja e utiliza sistema de filtro e superfície de antipercolação.

Além do sistema de drenagem, o ambiente de sustentabilidade existente na região encantou os visitantes. Neste espaço, a preocupação com verdejamento, o layout de área aberta, a utilização de energia solar e residências com boa eficiência energética são pontos que chamam a atenção dos brasileiros, que pretendem trazer a idéia para o brasil.


Serviço:
Quarta no IAB – 04/04/12
a partir das 19h30min

Rua Gen. Canabarro, 363, esq. Riachuelo
Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Ciclo Viagem de Arquiteto – Tema: “Bairro Ecológico” com participação de Toni Backes, Eduardo Diehl e Marcelus Cruz, e mediação de Humberto Hickel.
 

Nenhum comentário: