sexta-feira, 13 de abril de 2012

Exposição na Câmara de Vereadores


Como parte das comemorações da Semana da Consciencia Indígena, a Câmara Municipal de Porto Alegre inaugura, na próxima segunda-feira (16/04), a exposição São Miguel das Missões: Arte e Cultura dos 7 Povos. O evento terá início às 14h e contará com a presença do arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá, autor dos desenhos.

Professor da Escola Técnica de Arquitetura de Arquitetura de Madri, Escrivá exibe, em seus desenhos, elementos arquitetônicos, históricos, antropológicos e musicais dos Sete Povos das Missões e resgata também a história dos indígenas que viviam no Noroeste do Estado. Na sua palestra, o arquiteto abordará a questão do patrimônio arquitetônico da região missioneira.

A mostra ficará montada no T Cultural Tereza Franco da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º piso) até 4 de maio, com visitação das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras, com entrada franca. A exposição estará aberta também a visitas orientadas de escolas.

Sobre José Maria Plaza Escrivá
Formado pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri, ex-professor na instituição, Escrivá projetou, fundamentalmente, edifícios com funções sociais em toda a Espanha. Foi vice-presidente da Confederação Européia de Sindicatos Independentes. Sua trajetória profissional esteve fortemente vinculada à Cidade de Toledo, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e ao Colégio Profissional da mesma província. Durante anos, praticou desenho com diferentes técnicas no Círculo de Belas Artes, em Madri.

Há anos Escrivá trabalha na criação de cadernos de arquitetura desenhada de lugares e cidades declaradas Patrimônio da Humanidade, sobretudo na Espanha e no Brasil. Seu objetivo é potencializar o conhecimento mútuo da arte e da cultura existentes em ambos os países. Seus últimos trabalhos são Arte em Recife: um Itinerário Barroco e Itinerário da Constituição de Cádiz (1812-2012), ambos editados pela Fundação Artística e Cultural Ibero Americana, o Iphan, o Ministério da Cultura e a Embaixada da Espanha.

Serviço:
Abertura da Exposição São Miguel das Missões: Arte e Cultura dos 7 Povos
Dia 16/04/12 – Segunda-feira
Horário: 14h.
Entrada Franca
Local: Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º piso
Período da exposição: 16/04 a 04/05.


Informações: (51) 3220-4187 e 3220-4318
Email: barcellos@camarapoa.rs.gov.br
http://conscienciaindigena.camarapoa.rs.gov.br
 
O evento tem apoio do Iphan, da Delphi Edições e da Editora Unisinos.

Nenhum comentário: