segunda-feira, 25 de junho de 2012

Seminários Franco-Brasileiro de Mobilidade Urbana no IAB-RS


O IAB-RS recebe, nesta quarta-feira, 27/06, ciclo de palestras sobre planejamento urbano que faz parte dos Seminários Franco-Brasileiros de Mobilidade Urbana - o Transporte Urbano fonte de Desenvolvimento e Sustentabilidade. O evento envolve um circuito que passa pelas cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, nos dias 25, 26 e 27 de junho. A atividade tem início às 8h30min e se estende até as 13h30min da quarta-feira.

Os Seminários Franco-Brasileiro de Mobilidade Urbana - o Transporte Urbano fonte de Desenvolvimento e Sustentabilidade acontecem nos dias 25, 26 e 27 de junho em 3 das 10 maiores cidades do país em número de habitantes, São Paulo-SP , Curitiba-PR e Porto Alegre-RS (1,4 milhões de habitantes). Oferecem um espaço de debates e de diálogo sobre um tema estratégico e contam com o apoio da Aliança Francesa de Porto Alegre, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), da Câmara de Comércio França Brasil no Paraná (CCFB-PR), do Centro francês de Pesquisa sobre Transporte Urbano (CERTU), da Curitiba International School for Urbain Sustainability (CISUS), do IPPUC, do Ministério francês do Verde e Meio Ambiente, e das municipalidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Os palestrantes trazem casos concretos e bem sucedidos na área de planejamento de transportes urbanos em cidades francesas de vários portes (Paris, com a Grande Paris, Lyon e Toulouse). Eles apresentarão em seguida experiências de Concessões e PPP - uma ferramenta poderosa para viabilizar a instalação e a operação de sistemas de transporte coletivo. Trazem também dados e informações atualizadas sobre a escolha do melhor modal, questão chave na estruturação dos projetos. Por último, com base na crescente integração entre transportes urbanos e transportes interurbanos, falarão sobre a experiência francesa na operação de sistemas cada vez mais integrados.

Os seminários inscrevem-se no contexto de uma longa e produtiva parceria entre a França e o Brasil na área de transportes, tanto em termos acadêmicos e políticos, quanto em termos industriais e comerciais.

Confira a programação:

8h30. Credenciamento + Welcome Cofee

9h00. Abertura

9h45. Case study: Grand Paris

10h15. Palestra 1: Planejamento de transportes urbanos. (Maïc TANGUY, Gerente de Projeto / SETEC HIDROBRASILEIRA)

10h35
. Palestra 2: Concessões e PPP. (Laurent LUMBROSO, Diretor de Concessões e PPP/ ALSTOM TRANSPORT)

10h55. Perguntas e Respostas

11h15
. Cofee-Break

11h30
. Palestra 3: A escolha do modal em projetos de transportes urbanos. (Agnès CUVELIER, Diretora de Planificação de Transportes / EGIS)

11h50. Palestra 4: Metrôs e Sistemas

12h10. Palestra 5: Operação de serviços públicos de transportes urbanos. (Carole FLEURISSON, Consultora SNCF no Brasil)

12h30.Palestra 6: Intermodalidade - Integração entre os transportes urbanos e os transportes interurbanos. (Carole FLEURISSON, Consultora SNCF no Brasil)

12h50. Perguntas e Respostas

13h10. Fechamento

Nenhum comentário: