quinta-feira, 12 de julho de 2012

Arquiteta apresenta pesquisa fotográfica que revela Porto Alegre vista do Guaíba


A Quarta no IAB realizada na noite do dia 11 de julho recebeu a arquiteta Letícia Castilhos Coelho, que apresentou sua dissertação de mestrado intitulada "Revelando a paisagem através da fotografia: Porto Alegre vista do Guaíba".

A arquiteta explicou que a intenção da pesquisa foi compreender as dinâmicas de transformação da paisagem contemporânea, desvendando as múltiplas camadas temporais a partir de uma pespectiva histórica. No evento ela trouxe questões de "como uma imagem que não é algo escrito pode ser tornar um instrumento de pesquisa?".  Para Coelho, a história cultural trouxe essa possibilidade de tornar a fotografia uma fonte histórica rica em informações. "Isso agregou muito para a criação de novas metodologias de pesquisa", acrescentou a arquiteta.

A pesquisa realizada por Letícia adota a imagem fotográfica como fonte de investigação, buscando acessar vestígios do passado e realizar um percurso no tempo. O trabalho é composto por fotografias de Porto Alegre vista do Guaíba em direfentes períodos, considerados emblemáticos em relação às transformações urbanas.

Nenhum comentário: