sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Arquitetura de Cuba revelada no IAB-RS

 Cerca de 30 pessoas estiveram presentes na palestra

As experiências e percepções do arquiteto Vlademir Roman sobre Cuba foram reveladas no evento “Quarta no IAB” que ocorreu no dia 03 de outubro, Solar do Instituto dos Arquitetos do Brasil. O evento reuniu interessados que interagiram com o palestrante durante a apresentação de diversas fotos da viagem. O bate-papo abordou questões arquitetônicas do país que possui um dos maiores conjuntos de prédios coloniais preservados da América Latina.

Roman apresentou imagens da arquitetura bruta de algumas construções da praia de Cayo Largo, região paradisíaca onde ficou hospedado na chegada ao país. "Passei por muitos chalés feitos de concreto puro", observou o arquiteto. A passagem por Havana foi o destaque da apresentação. “Havana exibe inúmeros casarões, palacetes e igrejas com fachadas em estilo pré-barroco, barroco e neoclássico. Os prédios, que sofrem com a ação do tempo e a falta de conservação, mesclam-se com os recentes complexos arquitetônicos que abrigam centros empresariais e são reflexo das lentas mudanças que vem acontecendo no país, com a abertura, principalmente, para o turismo internacional”, destacou o arquiteto Roman.

Para Roman, é possível encontrar em Havana muitos contrastes arquitetônicos, com exceção da região de Havana Viejo que possui construções originais preservadas. Ele explicou também a característica de prédios construídos entre 1990 e 2009, que possuem uma arquitetura mais leve, muitos em sintonia com o restante da cidade. "Hoje muitas das restaurações estão sendo destinadas para habitação, o governo tem essa preocupação", informou. Além disso, o arquiteto ainda destacou a preservação dos monumentos históricos, os pátios internos das construções, os diversos fortes do período colonial, as cores e artes da cidade.

Nenhum comentário: