segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Casa ameaçada de Frank Lloyd Wright tem mais um mês

Texto de Diana Teixeira publicado no site português Público (http://www.publico.pt/Cultura/casa-de-frank-lloyd-wright-tem-mais-um-mes-1565814)


A casa em espiral, de um dos arquitectos mais célebres do século XX, estava em risco de ser demolida, nesta quinta-feira, mas a empresa proprietária, Meridian 8081 e a cidade de Phoenix, onde se localiza, chegaram a acordo. A demolição foi adiada por um mês.

A estrutura desenhada por Frank Lloyd Wright (1952) com uma entrada em espiral, um pátio central, uma piscina, um jardim e um interior recheado de objectos únicos, está à venda por 2,2 milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros). A licença de demolição expira nesta quinta-feira mas a empresa proprietária chegou a acordo com a autarquia de Phoenix, disse um oficial da cidade à Associated Press.

A casa tem agora mais um mês para arranjar comprador, caso contrário a Meridian 8081, actual proprietária, pode demolir a casa para fazer novas construções naquele local.

Para além de preservar a casa, este acordo protege os proprietários que eram acusados de ter uma licença falsa. John Hoffman disse à agência Europa Press que era legal, embora por se encontrar na linha que separa Oakland e Woodland, fossem precisas licenças de ambos os locais para demolir a casa.

Já houve um anónimo interessado na compra do terreno de 2500 metros quadrados, que ofereceu 2 milhões de dólares (cerca de 1,5 milhões de euro) mas a proprietária não aceitou. A Comissão de Preservação Histórica de Phoenix aprovou uma proposta de classificação para a casa, que será analisada a 7 de Novembro. Esta medida protegerá a casa de demolição por mais três anos. Está também em curso uma petição online a favor da preservação desta obra de um dos arquitectos mais importantes do século XX.

Frank Lloyd Wright construiu a casa em espiral para o seu filho e mulher, num bairro de Phoenix (EUA). A estrutura espiralada inspira-se no Museu Guggenheim de Nova Iorque, também desenhado pelo arquitecto nove anos antes (1943).

O pai da arquitectura orgânica, que procura uma harmonia entre o edifício e o meio envolvente, enquadrou a casa do filho numa paisagem que, por um lado, mostra o deserto que leva a Camelback Mountain e, por outro, um vasto terreno de pomares.

O arquitecto americano nasceu em 1867 e também se destacou como decorador de interiores, escritor e professor. A Casa da Cascata (1935), na Pensilvânia, é uma das obras mais conhecidas, entre as mais de 1000 estruturas que desenhou.

Nenhum comentário: