quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bernardo Secchi realizou palestra no Seminário Q +50, no Rio



Na noite de ontem, o urbanista italiano Bernardo Secchi, conferencista que inaugurou o seminário Q+50, evento organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) sobre Política Urbana em cidades e metrópoles, apresentou o que ele chama de “nova questão urbana” ao público que lotou a Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, na sede do IAB-RJ, no Rio.

“A questão urbana pode ser resumida em três pilares: ambiental, de mobilidade e de desigualdade social. Esses elementos estão interligados e não podem ser tratados de forma isolada. Há que se ter um pacote completo para essas ações”, disse Secchi, um dos mais influentes urbanistas contemporâneos do mundo.

A primeira edição do ciclo de seminários Q+50, que será realizada até sexta-feira, 1º de março, tem como tema “Arquitetura, Cidade, Metrópole – Democratizar Cidades Sustentáveis”, é aberto ao público e possui transmissão via internet. Os próximos estados a sediarem o Q+50 são: Rio Grande do Sul (abril), São Paulo (maio), Distrito Federal (junho), Minas Gerais (julho), Bahia (agosto) e Amazonas (setembro).

Provocativo, Secchi apresentou ao público projetos para cidades como Paris, Moscou e Bruxelas. O italiano – que prefere não trabalhar em seu país por causa de problemas como corrupção e especulação imobiliária – apresentou sua revolucionária proposta para a capital da Bélgica: uma cidade sem carros.

Em abril o Seminário passará pelo Rio Grande do Sul, com a temática “Moradia Brasileira: Produção Familiar, interface do formal e informal, a dinâmica do mercado imobiliário – aspectos sociais e o passivo habitacional”.


Fonte: IAB
Crédito das imagens: Fernando Alvim

Nenhum comentário: