terça-feira, 19 de março de 2013

Japonês Toyo Ito ganha o prêmio Pritzker, o "Nobel da arquitetura"


O japonês Toyo Ito, 71, é o grande vencedor do prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. O anúncio foi feito neste domingo (17) por Thomas J. Pritzker, diretor da fundação Hyatt, mas a cerimônia de entrega da medalha de bronze e de US$ 100 mil (R$ 200 mil) será em 29 de maio, na biblioteca e museu John F. Kennedy, em Boston.

Ito, cujo trabalho é mais centrado em Tóquio, é o sexto japonês a ganhar o "Nobel da Arquitetura". De acordo com o anúncio, o oriental foi escolhido por seu "design criativo e prédios atemporais". 

Conhecido por sua criatividade e ousadia nas formas, Toyo Ito começou a trabalhar em 1965 na Kiyonori Kikutake & Associates após sua formatura, em Tóquio. Seis anos depois, fundou o próprio estúdio, Urban Robot --que virou Toyo Ito & Associates, Architects no fim dos anos 1970. 

Concebeu de simples casas em formato de U a estádios que lembram serpentes. O arquiteto considera a estrutura semitransparente da Sendai Mediatheque, no Japão, um de seus trabalhos preferidos. Mas Ito é conhecido também pelo prédio Tod's Omotesando, em Tóquio, que é coberto por uma camada branca que serve como uma "segunda pele". 

"A arquitetura é limitada por vários impedimentos sociais. Desenhei meus projetos com o pensamento de que seria possível criar mais espaços confortáveis se nos libertássemos de todas as amarras mesmo por um instante", disse o arquiteto após o anúncio do prêmio. "Contudo, quando meu edifício é finalizado, desperto dolorosamente para minha inadequação. E isso se transforma em energia para o próximo projeto." 

Nenhum comentário: