quinta-feira, 21 de março de 2013

Convite - IV Seminário DOCOMOMO SUL


CONVITE

O PROPAR, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o DOCOMOMO Núcleo RS realizam o IV Seminário DOCOMOMO Sul nos dias 25 a 27 de março de 2013 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, com o apoio do Portal Vitruvius, CAPES e CNPq e a colaboração do DOCOMOMO Brasil, DOCOMOMO PR e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIRITTER, via seu Laboratório de História e Teoria da Arquitetura e seu Núcleo de Projetos, o Seminário tem o tema PEDRA, BARRO E METAL: norma e licença na arquitetura moderna do cone sul americano. 1930-1970. 

O seminário quer recordar a importância técnica, formal e simbólica da pedra, do barro e do metal para a arquitetura moderna em terras sul-americanas, incluindo todo tipo de componentes técnico-construtivos feitos a partir desses materiais (blocos, paralelepípedos, placas, tijolos, perfis, telhas, revestimentos cerâmicos, etc). Visa examinar, revisar e discutir as diversas maneiras como arquitetos e engenheiros da região abaixo do paralelo 22 reagem no período 1930-70 às potencialidades e problemas da pedra, do barro e do metal enquanto estrutura, cobertura, compartimentação, pavimentação, revestimento, mobiliário, como respondem a uma condição orgânica carregada de conotações naturalistas e a uma capacidade de industrialização e/ou mineralização inovadoras, como se enquadram nos discursos e nas práticas do período, em que medida referendam norma ou constituem licença, como se comparam com experiências pregressas e contemporâneas em outros lugares.

A Sessão de Abertura do IV Seminário DOCOMOMO Sul, será no dia 25 de março às 9h00min no auditório da Faculdade de Arquitetura desta Universidade, Rua Prof. Sarmento Leite, 320, Campus Centro, Porto Alegre, Telefone (51) 3308-3485. Informações adicionais podem ser acessadas no site www.ufrgs.br/propar.
Atenciosamente,

Silvio Belmonte de Abreu Filho, Arq. Dr.
Coordenador do PROPAR-UFRGS


Nenhum comentário: