quarta-feira, 22 de maio de 2013

Seminário Q+50 chega a São Paulo para discutir a gestão das cidades


A gestão das cidades será o tema da edição São Paulo do Seminário de Política Urbana Q+50, que será realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na próxima segunda-feira, 27 de maio. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o seminário, que terá transmissão ao vivo, via internet, no site do IAB, debaterá os sistemas de planejamento, os planos diretores estratégicos, o desenho urbano e a governança metropolitana.

Para o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, o Q+50 SP vai ampliar a reflexão dos arquitetos brasileiros sobre a gestão das cidades, tema importante para o desenvolvimento das cidades e metrópoles, mas pouco debatido entre os profissionais.

“O Q+50 SP poderá oferecer uma reflexão sobre a dimensão metropolitana das grandes cidades, que hoje não é tratada institucionalmente, e sobre a importância da criação de um vínculo mais forte entre a representação política, a gestão e o território. No sistema eleitoral atual, a relação entre essas representações é muito fraca”, explica Sérgio Magalhães.

De acordo com o presidente do Departamento de São Paulo do IAB, José Armênio de Brito Cruz, o Q+50 SP será uma oportunidade para se debater o papel dos marcos regulatórios e seus reflexos na gestão das cidades. “O que pretendemos é discutir como os planos diretores e os diversos instrumentos de regulação estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida nas cidades”, afirma.

O evento terá como principal conferencista o arquiteto uruguaio Mariano Arana, ex-senador do Uruguai e ex-prefeito de Montevidéu. Arana coordenou o bem-sucedido plano de requalificação do centro histórico da capital uruguaia, que se tornou referência mundial. O arquiteto tem condecorações como a Medalha de Ouro da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA), em 1999, e é Professor Honoris Causa da Università di Ferrara (Itália) e da Universidad de la República Oriental del Uruguay.

A discussão será estimulada ainda por uma mesa-redonda e um painel institucional. A primeira atividade, que será mediada pela arquiteta paulista Angélica Alvim, com o tema “Marcos regulatórios e transformação da cidade”, contará com as participações de João Whitaker, arquiteto, urbanista e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP); José Police Neto, vereador na Câmara Municipal de São Paulo; e Regina Meyer, arquiteta, urbanista e professora da FAUUSP. 

Já o painel institucional “Gestão metropolitana/urbana e projetos/desafios atuais”, será conduzido pela arquiteta Fabiana Izaga, com participação do arquiteto e urbanista Fernando de Mello Franco, secretário de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo; do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, vereador na Câmara Municipal de São Paulo; e de Renato Pires de Carvalho Viégas, diretor presidente da Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano.

O Q+50, evento comemorativo de 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação Urbana, realizado no Hotel Quitandinha (Petrópolis, RJ), visa a reforçar decisivamente a agenda política das cidades e das metrópoles brasileiras. 

O ciclo de eventos já passou pelo Rio de Janeiro e pelo Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, em fevereiro, o evento teve como tema “Arquitetura, Cidade, Metrópole”, e contou com a participação de nomes como o urbanista italiano Bernardo Secchi e o escritor indiano Suketu Mehta, autor de “Bombaim: Cidade Máxima”. Na cidade de Rio Grande (RS) em abril, os arquitetos discutiram “A Moradia Brasileira”, com destaque para as apresentações do arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães, presidente do IAB e ex-secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, e da cientista política Natália Carnovale, coordenadora de projetos estratégicos do Gabinete Municipal de Rosário (Argentina).

Depois de São Paulo, o Seminário Q+50 passa por Brasília, Minas Gerais, Bahia e Amazonas. 



Confira a programação:

27 de maio | segunda-feira

14h-15h
Recepção e Credenciamento dos Participantes
15h – 15h30
Cerimônia de Abertura

Haroldo Pinheiro
Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU-BR

Sérgio Ferraz Magalhães
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

José Armênio de Brito Cruz
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB  São Paulo

15h30 – 17h
Mesa Redonda
Marcos Regulatórios e Transformação da Cidade
Mediação Angélica Alvim

João Whitaker
Arquiteto e Urbanista, Professor da FAUUSP

José Police Neto
Vereador na Câmara Municipal de São Paulo


Regina Meyer
Arquiteta e Urbanista, Professora da FAUUSP

17h – 18h45
Painel Institucional 
Gestão Metropolitana/Urbana e Projetos/Desafios Atuais
Mediação Fabiana Izaga

Fernando de Mello Franco
Arquiteto e Urbanista, Secretário de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo

Nabil Bonduki
Arquiteto e Urbanista, Vereador na Câmara Municipal de São Paulo

Renato Pires de Carvalho Viégas
Diretor Presidente da Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano – Emplasa

19h – 20h30
Conferência

Mariano Arana
Arquiteto e Urbanista, ex-prefeito de Montevidéu


Nenhum comentário: