segunda-feira, 3 de junho de 2013

EVENTO: Arquitetura da Nova Zelândia foi pauta no IAB-RS



A modernidade e tradição da arquitetura contemporânea da Nova Zelândia foi tema da última Quarta do IAB, realizada no dia 29 de maio, o solar Conde de Porto Alegre. 

O evento  patrocinado pela Caixa Federal teve a abordagem "Viagem do Arquiteto" e foi apresentado pelo  Prof. Arq. Me. César Wagner, que falou sobre o perfil das casas da Nova Zelândia. "Muitas foram construídas com capim e também encontramos diversos chalés no estilo californiano", contou.
 
Wagner destacou o estilo arquitetônico tribal de alguns vilarejos e suas tradicionais "casas de reuniões", considerados lugares sagrados para os povoados. "São espaços de discussões nas vilas", acrescentou.
 
Para o arquiteto, a  Nova Zelândia tem duas raízes na habitação: uma europeia e outra indígena. Wagner também explicou que em 1946 jovens arquitetos de Auckland escreveram um manifesto para juntar essas duas vertentes com espaços mais abertos, utilizando material puro com influência do modernismo. "Vemos hoje um despojamento nas casas com uso de madeira", observou. Para ele, outro ponto interessante que se sobressalta é a paisagem, que sempre faz um contraponto com a arquitetura. "Temos então uma arquitetura mais temporal e efêmera com forte relação com a paisagem" destacou o arquiteto.

 



Saiba mais sobre o palestrante:

O Prof. Arq. Me. César Wagner possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Habitação e Urbanismo pela Architectural Association School of Architecture, Londres (2003). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, junto à linha de pesquisa Cidade, Cultura e Política. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas da educação, habitação e desenho urbano, tendo como atual foco de estudo as políticas públicas de intensificação urbana e desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: