quarta-feira, 3 de julho de 2013

Theo van der Voordt vem ao Brasil e apresenta palestra “Arquitetura sob o olhar do usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações

Assunto é tema de seu livro que será lançado no Brasil na ocasião

“Realizar as expectativas dos futuros usuários e dos arquitetos quando um projeto é concebido”. Essa é a metodologia proposta pelo pesquisador holandês Dr. Theo  van der Voordt, da Universidade Delft, que vem ao Brasil no próximo dia 15 de julho, a convite do Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto, na UNICAMP, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e da Editora Oficina de Textos, que lançará o livro de mesmo tema no Brasil.
O palestrante falará sobre o tema na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, às 18h30 do dia 18 de julho, mostrando que o processo começa pelo levantamento das necessidades dos usuários, segue pela qualidade arquitetônica e só termina com a avaliação do desempenho dos edifícios após a construção e ocupação. 
Voordt analisará exemplos internacionais e brasileiros, mostrando diferentes concepções da relação entre forma e função. Avaliando tantos projetos como empreendimentos empresariais, moradias e hospitais em operação, propõe-se adotar a perspectiva do usuário nas diferentes fases de um empreendimento, com os respectivos indicadores: testar um projeto, apurar a qualidade e compreender o efeito ambiental sobre a saúde e o bem-estar. Inova ao propor métodos de medição de desempenho e qualidade.
No evento, o autor pretende mostrar alguns fatores intervenientes. A luz natural, em lugar da iluminação artificial em hospitais, auxilia na recuperação da anestesia e melhora a condição física do paciente, ajudando ainda na absorção de vitaminas e sais minerais. Já nas empresas, o tipo de luz escolhida aumenta a produtividade e pode colaborar no bem-estar do trabalhador. O edifício Commerzbank, em Frankfurt, Alemanha, do arquiteto Norman Foster, é conhecido por ser um projeto sustentável na escala de arranha-céus com consciência energética. Em andares diferentes, jardins de inverno permitem que grande quantidade de luz penetre nas salas, além de proporcionar uma vista agradável aos funcionários. Esses jardins têm diversas funções que contribuem para o bem-estar dos usuários. Um exemplo brasileiro de funcionalidade são as novas estações de metrô de São Paulo, como Alto do Ipiranga e Butantã, que, apesar de exigências técnicas rígidas, exibem uma estética e expressão de personalidade própria. O exemplo é comentado no livro de Voordt por Sheila Orstein, professora da FAUUSP e atual diretora do Museu Paulista da USP.
Após a palestra gratuita e aberta a profissionais da área, Voordt apresentará o seu livro “Arquitetura sob o Olhar do Usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações”, que escreveu em parceria com o psicólogo social Herman van Wegen, também docente da Universidade Tecnológica de Delft.

Sobre Theo van der Voordt:  Doutor em Segurança no Ambiente Construído e Professor-Associado do Departamento de Mercado Imobiliário e Promoção Habitacional da Faculdade de Arquitetura da Universidade Tecnológica de Delft (Países Baixos), onde ministra o curso Corporate and Public Real Estate Management (Administração Imobiliária Pública e Corporativa).
Entre os temas de suas pesquisas incluem-se novas formas de trabalhar; indicadores de desempenho no ambiente de trabalho; valorização por meio do mercado imobiliário e instalações e serviços conectados; transformação como forma de lidar com edifícios de escritórios com elevados índices de vacância; e estratégias para imóveis voltados a serviços de saúde.
Suas pesquisas procuram desenvolver e testar teorias sobre a valorização por meio de imóveis para melhorar nossa compreensão sobre estratégias imobiliárias bem-sucedidas e desenvolver orientações e ferramentas práticas para auxiliar no levantamento de dados e em processos de tomada de decisões.
O trabalho em escritórios é conduzido por meio de uma cooperação estreita com o Center for People and Buildings, em Delft, um pólo de pesquisa especializado na relação entre as pessoas, processos e ambientes de trabalho. Ele é autor e coautor de diversos artigos acadêmicos e livros, incluindo Costs and Benefits of Innovative Workplace Design (2003); Ways to Study architectural, urban and technical design (2002); Transformation and re-use of vacant office buildings (2005), The Added Value of Facilities Management – Concepts, Findings and Perspectives (2012) e Accommodation management: from strategy till management of buildings-in-use (2012).

Serviço:
Palestra Gratuita e lançamento do livro “Arquitetura sob o Olhar do Usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações”.
Data: 18 de julho de 2013. 
Horário: 18h30.
Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.
Mais informações e programação completa: www.ofitexto.com.br



Nenhum comentário: