segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Arquitetos gaúchos vencem concurso público de projeto de adaptação do Edifício da Biblioteca da Faculdade de Direito da USP


A Fundação Arcadas Entidade de Apoio à faculdade de Direito – USP, entidade promotora, e o Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP, entidade organizadora,  instituíram, em em março deste ano, o Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura para a reforma do Anexo IV da Faculdade de Direito São Francisco, da Universidade de São Paulo – USP.
Anunciados neste mês, os vencedores do primeiro lugar do concurso são os arquitetos gaúchos Angélica Magrini Rigo, Camila da Rocha Thiesen, ssio Sauer, Diogo Valls, Elisa Toschi Martins, Jaqueline Lessa e Lucas Gonçalves Valli.

Veja fotos do projeto vencedor do concurso:



Leia declaração dos autores sobre o trabalho:
MEMÓRIA DOS AUTORES
A proposta desenvolvida para o concurso público da nova Biblioteca da Faculdade de Direito da USP busca a adaptação do edifício conhecido por Anexo IV, situado na Rua Senador Feijó,ao lado do Largo de São Francisco no centro de São Paulo. O projeto visa atender as demandas de conservação do acervo e sua expansão, somada à potencialidade espacial e máxima flexibilidade do edifício.
A estratégia de intervenção propõe preservar ao máximo a estrutura e infraestrutura existentes, renovando-as para atender a demanda de funcionamento e espacialidade requerida pela mudança de uso e pela importância do programa. O núcleo de serviços foi posicionado de forma compacta em uma das laterais da planta, buscando garantir a flexibilidade de uso dos pavimentos, proporcionando maior integração entre as áreas de leitura e acervo.
A intenção de propor um edifício mais aberto à cidade e acessível ao cidadão foi trabalhada também com a disposição dos programas de uso público contíguos à rua, proporcionando amplo acesso aos programas culturais oferecidos pela Biblioteca. A proposta de ter um pavimento térreo mais livre faz com que haja certa fluidez com o subsolo, onde estão situados o auditório/espaço multiuso e o respectivo foyer.
O projeto trabalha a conexão entre os pavimentos através da apropriação do vazio central como elemento articulador entre os setores da Biblioteca. A distribuição vertical do programa foi trabalhada com a variação de uso do vazio central e com a criação de ambientes de pé- direito duplo, junto à fachada, possibilitando o rompimento da rigidez da planta e proporcionando momentos e espaços variados de leitura, estar e consulta. Estes espaços conectados visualmente tem a finalidade de ampliar a relação entre acervo e usuário.
O conceito da fachada está vinculado diretamente com a ocupação interna do edifício, qualificando o espaço interior com luz natural filtrada. A pele metálica, além de ser um elemento novo e contemporâneo no contexto urbano em questão, cria uma nova relação com a cidade, evidenciando uma situação ao mesmo tempo de diálogo e contraste com os edifícios do entorno.
FICHA TÉCNICA:
Concurso Público Nacional de Arquitetura Projeto de Arquitetura de Adaptação do Edifício da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de o Paulo USP
Classificação: lugar
Autores:
Angélica Magrini Rigo (arquiteta no escritório 3C Arquitetura e Urbanismo)
Camila da Rocha Thiesen (arquiteta, sócia fundadora do Metropolitano Arquitetos) ssio Sauer (arquiteto, sócio fundador do arquitetura pela rua)
Diogo Valls (arquiteto e engenheiro, sócio fundador do studioLAM) Elisa Toschi Martins (arquiteta, sócia fundadora do arquitetura pela rua) Jaqueline Lessa (sócia fundadora do studioLAM)
Lucas Gonçalves Valli (arquiteto, sócio fundador do Metropolitano Arquitetos)

Nenhum comentário: