quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CONVITE: Audiência pública sobre transporte público na Assembleia Legislativa

O IAB-RS estará presente na audiência pública sobre “O Transporte Público de Passageiros e seu Financiamento” da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

No documento “10 pontos por um projeto de cidade”, o item 5 é dedicado à mobilidade urbana, como título “Mobilidade é prioridade ao pedestre e transporte público de qualidade”. O instituto defende que é necessário promover política pública de mobilidade urbana, que garanta o direito de deslocamento, por diversas modalidades a todos os cidadãos. De acordo com o documento, também é fundamental estimular os modos de transporte não motorizados com vistas a reduzir o consumo de combustíveis fósseis através da implantação de uma rede eficiente de ciclovias e da qualificação dos percursos de pedestres.

Ainda, argumenta que é necessário priorizar a qualificação do transporte coletivo, para reduzir o uso de veículo privado e o espaço público destinado aos automóveis, assim como é imprescindível integrar a política de mobilidade urbana às demais políticas de desenvolvimento urbano como uso do solo, densificação, paisagem urbana e patrimônio cultural.

A audiência pública é coordenada pelo presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana, deputado Vinicius Ribeiro, e conta com a participação de Luiz Afonso dos Santos Senna (CoordenadorTécnico de Mobilidade Urbana do Senado Federal); representantes do IPEA e AGERS, Secretários de Transporte e Mobilidade Urbana de Caxias do Sul e Porto Alegre. O encontro será realizado no dia 02 de agosto, às 17h30 no Plenário Bento Gonçalves (prédio do Memorial do Legislativo, Rua Duque de Caxias 1029).

Nenhum comentário: