quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Porto Alegre recebe o lançamento da 2ª edição do livro Arquitetura e Engenharia com Direitos Autorais


No próximo sábado, dia 28 de setembro, Porto Alegre recebe o lançamento da 2ª edição do livro Arquitetura e Engenharia com Direitos Autorais, de Leandro Flores. O evento será na Livraria Cultura, Shopping Bourbon Country. 

Das 18h30 às 19h30 o autor palestrará sobre o tema e, em ato contínuo, será o lançamento do livro. A obra foi reestruturada, ampliada e atualizada. Plágio arquitetônico, indenizações e a lei do CAU são temas que mereceram atenção especial nesta edição. O livro é a única obra brasileira que aborda o tema em sua integralidade. O autor também lança uma página na internet para discussão do tema e nele disponibilizo o sumário e 1º capítulo gratuitamente (http://www.arquiteturaedireitoautoral.com.br).

Arquitetura e Engenharia com Direitos Autorais. São Paulo: Pillares, 2013. 496 páginas.
Doutrina - Jurisprudência – Legislação.

Temas abordados:
Quais são os direitos dos autores de projetos de arquitetura e de engenharia?
Quais as formas de violações a esses direitos? Constatada uma violação, quais são as sanções possíveis?
Como se configura o plágio em projetos de arquitetura e de engenharia?
Um arquiteto pode exibir suas obras por meio de fotografias, maquetes ou plantas sem a anuência do proprietário do prédio?
A alteração de projeto arquitetônico ou de engenharia sem o consentimento do autor é uma violação aos direitos deste, passível de indenização?
O que mudou nos Direitos Autorais dos arquitetos após a Lei que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo e regulamentou o exercício desses  profissionais?
Os projetos para as reformas e ampliações de obras públicas devem ser contratados mediante licitação pública ou os respectivos autores originais devem ser contratados diretamente, sem licitação?
A quem pertencem os direitos autorais quando o projeto for elaborado por solicitação do empregador do autor?
O autor é obrigado a entregar os arquivos eletrônicos de seus projetos ao contratante?

Estas e diversas outras questões estão analisadas com profundidade neste livro, acompanhadas de dezenas de decisões do Poder Judiciário brasileiro e, nos temas mais polêmicos, de soluções adotadas em outros países. 

Nenhum comentário: