segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dia do Urbanismo em Rio Grande

Com o intuito de comemorar o Dia do Urbanismo em 2013, no dia 8 de novembro, o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Núcleo Cidade do Rio Grande apresentará à comunidade a idéia dos Parklets, conceito bastante difundido nos Estados Unidos e Europa há vários anos. No Brasil esse conceito é chamado de Vaga Viva. Trata-se de uma ocupação de vagas de estacionamento de carros nas vias públicas, desenvolvendo ali atividades artístico-culturais.

Durante algumas horas, ou se a idéia for plenamente aceita pela população e pelo Poder Público, o local poderá tornar-se um espaço permanente, onde a comunidade possa usufruir de um lugar agradável para descanso e lazer, como extensão do passeio público.

O espaço escolhido foi a área de estacionamento em frente à Livraria Vanguarda, na Rua General Neto n°392.

A proposta é “transformar” o local no período de aproximadamente nove horas em uma Vaga Viva, onde se intenciona colocar bancos, vegetação em floreiras e vasos, distinguindo-o como área de lazer ligada a um estabelecimento cultural (livraria).

Ao lado deste espaço, o projeto prevê um estacionamento de bicicletas, já que está previsto um passeio ciclístico no encerramento do evento.    

Programação Cultural:

- Roda de chimarrão;
- Apresentação de violão e voz com artistas locais;
- Oferta de mudas de plantas à população;
- Sessão de autógrafos na Livraria Vanguarda;
- Passeio Ciclístico.
  
  
Letícia Carneiro Estima
Presidente Núcleo IAB Rio Grande


Nenhum comentário: