quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Rosário será a sede da IX Beinal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo 2014

A Prefeita Mónica Fein e o Governador Antonio Bonfatti, juntamente com o Secretário de Planejamento Pablo Barese, autoridades provinciales e os máximos representantes da Associação de Arquitetos de Rosário Distrito 2 (Colegio de Arquitectos/CAD2) e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Rosário (UNR) anunciaram oficialmente que Rosário será a sede da IX Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo 2014. Após intensas gestões realizadas de forma mancomunada, o evento ficou marcado para outubro do próximo ano. O anúncio, que foi dado na sede do Colegio de Arquitetos de Rosário, situado na Av. Belgrano 650, contou também com a presença do ministro de Obras Públicas, Julio Shneider; o secretário do Governo Municipal, Fernando Asegurado; o diretor geral das Relações Internacionais, Sergio Barrios; o titular do Colegio  profissional, Eduardo Bagnasco; a decana da mencionada casa de estudos, Isabel Martínez de San Vicente; e o Presidente do Colegio de Arquitetos da Província de Santa Fé, José Saruá.
A designação de Rosário como sede foi confirmada pelo Ministério de Fomento da Espanha, através da Diretoria Geral de Arquitetura, Moradia e Solo, e “acolher esta Bienal supõe converter-se no foco do debate e da difusão dos valores da arquitetura e do organismo dos países da Iberoamérica”, salientaram os impulsionadores da inciativa. A Bienal Iberoamericana foi antes celebrada em Madri (1998), no México DF (2000), Santiago de Chile (2002), Lima (2004), Montevidéu (2006), Lisboa (2008), Medellín (2010) e Cádiz (2012).
É importante salientar que a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) é uma proposta do Governo da Espanha, colocada como referência para conhecer a situação atual e a prospectiva da arquitetura e do urbanismo na comunidade iberoamericana.
Durante o anúncio, Mónica Fein assinalou que “este foi um longo caminho, estes são sonhos que se vão construindo aos pouquinhos, em diferentes etapas, com os esforços da Chancelaria, das próprias instituições dos arquitetos, da Faculdade de Arquitetura, e a determinação que compartilhamos junto com o governo provincial em sermos parte desta iniciativa por distintos motivos".
A respeito, Fein contou detalhes dos momentos nos quais ficou decidido impulsionar esta meta. “O fato de esta cidade ter sido postulada é merecido por tudo o que vem sendo feito nela. E também é muito importante o papel dos arquitetos e urbanistas de Rosário e a iniciativa gerada pelas próprias instituições para atingir este objetivo. Este é um prêmio ao esforço compartilhado".
A prefeita também expressou que “estamos muito felizes por esta designação” e acrescentou que esta Bienal tão importante será organizada “por primeira vez na Argentina”. “Agora temos que trabalhar para que seja a melhor Bienal, e só vamos atingir esta meta se seguirmos trabalhando juntos: instituições, município e província", salientou Mónica Fein após mencionar que já é hora de começar a ocupar-se da organização do evento.
Por outro lado, Bonfatti disse que “esta designação não é uma casualidade, é fruto do trabalho de muitos anos que agora estamos colhendo". “Não se chega a uma instância assim porque alguém nos dá de presente”, enfatizou o titular da “Casa Cinza”, acrescentando que “aqui há trabalho e por isso temos que seguir apelando: para continuar trabalhando em forma conjunta, a sociedade civil e o Estado, em um permanente diálogo. Também não é nenhuma casualidade o fato de o Rally Dakar do próximo ano ter a largada nesta cidade; há muitos outros fatores que determinam estas ocasiões”.
Por sua vez, Eduardo Bagnasco destacou que "esta Bienal é uma das mais importantes do mundo em termos de desenvolvimento arquitetônico e urbanístico". Além disso, em relação com o andamento da organização do fórum, adiantou que a ideia é que haja lugar para atividades acadêmicas no evento, bem como atividades públicas sobre o desenvolvimento da cidade, da arquitetura, do urbanismo e que “não seja uma questão só de arquitetos, mas que possamos chegar a toda a comunidade”. “Queremos que a arquitetura e o urbanismo se aproximem às pessoas, e a Bienal vai fazer com que isso aconteça”, foi o que prognosticou finalmente o profissional titular do CAD2.
As atividades da Bienal giram em torno do reconhecimento de trajetórias profissionais e de obras significativas da arquitetura, e entre suas atividades se destacam as de salientar as melhores publicações do setor, premiar os trabalhos de pesquisa mais destacados ou as melhores ideias de arquitetos e de estudantes de arquitetura através de concursos pela rede.
Alguns dos objetivos da BIAU são divulgar as experiências de maior destaque na Iberoamérica, em Portugal e na Espanha para contribuir à formação de um pensamento crítico e de uma política cultural integrada em se tratando de arquitetura e urbanismo; e articular um espaço permanente de reflexão e debate promovendo o interesse e a participação de diversos segmentos sociais na proteção do território, na construção da cidade e na inserção da arquitetura como fator de oportunidade e de referência.

Nenhum comentário: