quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Concurso vai selecionar projeto de pavilhão brasileiro na Exposição Universal de 2015 em Milão

Estarão abertas, de 04 de dezembro a 13 de janeiro, as inscrições para o concurso público nacional que vai selecionar o projeto de construção do pavilhão do Brasil na Exposição Universal de Milão 2015, que será realizada entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015, na Itália. A participação brasileira no evento está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a coordenação dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE).
O concurso é organizado pelo Departamento do Distrito Federal do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF) e será realizado em meio eletrônico, em uma única etapa, para seleção do projeto arquitetônico e expográfico — que inclui o desenho dos espaços onde a mostra será realizada e a forma de apresentação das informações.
Podem participar profissionais brasileiros, em consórcio com profissionais legalmente habilitados para a execução dos serviços na Itália, conforme estabelecido no Edital. Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão constituída por cinco membros selecionados pela Apex-Brasil e pelo IAB-DF, com a devida capacidade profissional para avaliar os projetos.

O julgamento das propostas será realizado em Brasília, entre 22 e 24 de janeiro, e o projeto vencedor será conhecido no dia 27 de janeiro. Os procedimentos de inscrição, homologação, consultas e envio das propostas, bem como os dados sobre o corpo de jurados e documentos de referência estarão disponíveis eletronicamente, no hotsite do concurso, no endereço http://www.iabdfconcursos.com.br/expo2015.

Inovação e sustentabilidade
Com o tema “Alimentando o mundo com soluções”, o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais usando tecnologias avançadas e de forma sustentável.  Localizado próximo à entrada oeste da área da Expo e à estação de metrô, o pavilhão estará numa posição estratégica, por onde passará mais de 60% do público visitante, estimado em 20 milhões. O espaço abrigará ambiente interativo para o público visitante, restaurante, loja, espaço multiuso para exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento.
Para concorrer, os projetos deverão ser elaborados conforme os guias técnicos estabelecidos pela organização da Expo 2015 e as normativas legais de construção na cidade de Milão. A seleção terá como diretrizes a inovação na experiência sensorial do visitante e a sustentabilidade do processo de construção, operação e desmontagem.

A Expo 2015
A Exposição Universal foi realizada pela primeira vez em 1851, em Londres, e é organizada a cada cinco anos, sempre em um país diferente. Com uma área total de 1,7 milhão de m² e 138 países participantes, a edição de 2015 será em Milão e terá o tema Feeding the Planet, Energy for Life (Alimentando o Planeta, Energia para a Vida).

Em 2010, foi sediada em Xangai, na China, com participação de 190 países e 50 organizações internacionais. A Apex-Brasil foi a responsável pela organização do pavilhão brasileiro e pelas atividades realizadas ao longo dos seis meses de duração do evento. 

Fonte: IAB-DF

Nenhum comentário: