quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Ideia1 recebe prêmio de arquitetura nacional

A Ideia1 Arquitetura, empresa especializada em projetos arquitetônicos completos para a construção, comemora mais um prêmio de âmbito nacional. A empresa, única gaúcha premiada, conquistou o 2º lugar, entre 74 projetos concorrentes no concurso, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) que escolheu o projeto para a construção do prédio anexo da Fundação Casa de Rui Barbosa, que vai abrigar o acervo da instituição.

No projeto da Ideia1 o Centro de Preservação de Bens Culturais da Casa Rui Barbosa é como um caixa-forte que,  ao mesmo tempo que preserva a história da literatura brasileira, também está aberta para a sociedade. Partindo desse conceito a empresa projetou um grande bloco completamente vedado ao exterior  e revestido com chapas de aço corten perfurado, que mantém condições ideais de segurança e ambiente. Esta caixa se abre em torno de um eixo leste-oeste criando um pátio interno que permeia todos os espaços chegando até o exterior.  A abertura da caixa representa a missão da Fundação de não apenas armazenar e catalogar, mas também difundir o conhecimento.

A construção com cerca de 2 mil m²  vai abrigar acervos de escritores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Fernando Sabino além do próprio Rui Barbosa. O vencedor, anunciado no dia 03 de dezembro, foi o projeto da empresa carioca do Grupo Arquitetura.


A Ideia1 Arquitetura é composta por uma equipe de 10 arquitetos, liderados pelos arquitetos-gerentes Cristina Martins, Gabriel Grandó e Marcos Laurino. No seu portfólio tem projetos de edificações para clientes como HLAR Construções, FISA Incorporadora, Smart!, Lamb Construções, Cádiz, JMReis,  Cotrijal,  Maiojama e Ivo Rizzo. Já conquistou o primeiro lugar para a sede da Universidade Federal Unipampa, em Santana do Livramento e também o prêmio de segundo lugar no Concurso Nacional para a Sede do Sistema Fecomércio. Mais informações em www.ideia1.com.br

Fonte: 

Nenhum comentário: