quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CONGRESSO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM PORTO ALEGRE



De 28 a 30 de abril de 2014, em Porto Alegre, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS sediará o 3° Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social – CHIS 2014. O 3°CHIS 2014 é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU. O Congresso caracteriza-se como evento internacional técnico-científico que aborda questões sobre políticas públicas na área da Habitação de Interesse Social e os eixos norteadores da Sustentabilidade. Esta terceira edição do Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social- 3°CHIS 2014 dá continuidade às ações/reflexões desencadeadas com a realização do CHIS 2010 e CHIS 2012.
A terceira edição do Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social-CHIS 2014 dá continuidade às ações/reflexões desencadeadas com as realizações das edições do CHIS 2010 e do CHIS 2012 .
Políticas Públicas na Área da Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade
As políticas públicas na área da Habitação de Interesse Social enfocam em suas diretrizes, de forma prioritária, o combate ao déficit habitacional quantitativo, situação essa que atinge de forma mais acentuada as famílias com renda mensal entre 0 a 3 salários mínimos. Vinculadas a esse fator, as iniciativas governamentais direcionadas à redução do referido déficit vêm estimular, além da produção de moradias de interesse social, a mobilização dos investimentos públicos para o desenvolvimento dos setores da construção civil, com a geração de trabalho e renda. O pacote habitacional lançado pelo Governo Federal: “Minha Casa, Minha Vida” (fase I e fase II) vem reduzindo o déficit habitacional significativamente. A regularização fundiária, regras do uso do solo urbano nos grandes centros urbanos, infraestrutura e política de intervenção em ocupações de área de risco são algumas das medidas que são entendidas como essenciais nesse processo.
A ampliação do acesso ao crédito às famílias de baixa renda viabiliza o financiamento para a aquisição de materiais de construção. No entanto, em muitos casos, a ausência de uma assistência técnica articulada com recursos para a promoção da Habitação de Interesse Social, segura e de qualidade, delega para as próprias famílias atingidas pela falta de moradia, a responsabilidade pela execução das habitações. Observa-se ainda que aspectos de ordem econômica, ambiental e social são tratados, algumas vezes, nos projetos de Habitação de Interesse Social de forma pontual, desconsiderando-se, a integração dos elementos orientadores da sustentabilidade. O cenário acima exposto exige um aprofundamento nas discussões sobre os impactos dos empreendimentos imobiliários de interesse social nas condições de vida das populações e na concepção do planejamento urbano das cidades. É nesse contexto que se evidencia a importância do 3º Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social - 3°CHIS 2014.
A abordagem da sustentabilidade integrada à Habitação de Interesse Social no 3ºCHIS 2014 é de significativa relevância para a sociedade perante o desafio de contribuir para a implementação de uma política de Habitação de Interesse Social Sustentável. A discussão, reflexão, difusão e trocas de experiências entre representantes da sociedade civil, da área de gestão pública e do meio acadêmico sobre os temas abordados no Congresso oportunizará o trabalho conjunto e a produção científica entre Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais da área.
O tema do 3° Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social- 3°CHIS 2014 envolve questões relacionadas aos problemas globais e locais, que dialogicamente relacionam-se, tais como:
  • Políticas Públicas na Área de Interesse Social e Regularização Fundiária
  • Cidade Informal
  • Projetos Arquitetônicos, Urbanísticos e Tecnologias
Faz-se necessária, portanto, a intensificação da pesquisa científica e o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior nacionais, internacionais, instituições governamentais, não governamentais e a sociedade em geral, com intuito de aprofundar as investigações, promovendo o desenvolvimento científico/tecnológico do País nessa área do conhecimento.
É a partir dos contatos desencadeados nas atividades do Evento que pesquisadores, professores, estudantes, representantes comunitários, organizações não governamentais e gestores públicos terão a oportunidade de estreitar as relações de trabalho e pesquisa instigando o intercâmbio, a cooperação e o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação nessa importante e emergente área do conhecimento.

Caracterização e relevância do tema
Contexto Atual na Área de Habitação de Interesse Social no Brasil
Dentro do contexto das políticas públicas na área da Habitação de Interesse Social, toda abordagem sustentável deve ter caráter interdisciplinar e, portanto, considerar os seguintes elementos:
  • Déficit habitacional
  • Sustentabilidade na Habitação de Interesse Social
  • Arquitetura, Urbanismo e Paisagem Urbana com sustentabilidade

OBJETIVO

O objetivo da terceira edição do Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social - 3° CHIS 2014 é aprofundar as discussões que integram a sustentabilidade e desencadear a proposição de alternativas viáveis no contexto da Habitação de Interesse Social.

PÚBLICO-ALVO

O 3º Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social - 3°CHIS 2014 da FAUPUCRS é direcionado a estudantes, pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharias, biologia, sociologia, meio ambiente, pedagogos, gestores públicos, e representantes da sociedade civil organizada, relacionados, direta ou indiretamente, ao planejamento urbano, projeto, construção, gestão de ambientes construídos sustentáveis e gestão pública, sejam esses urbanos ou rurais.

LOCAL DO EVENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Avenida Ipiranga, 6681 CEP. 90619-900
Bairro Partenon Porto Alegre-RS
Teatro do Prédio 40
Como chegar

ORGANIZAÇÃO

  • Profa. Me. Ana Cé
  • Prof. Dr. Márcio Rosa D`Avila
  • Prof. Dr. Marcos Pereira Diligenti
  • Prof. Me. Paulo de Tarso Müller
  • Prof. Dr. Paulo Horn Regal
  • Urb. Renee Nycolaas
  • Laboratorista Sérgio Gutterres

Nenhum comentário: