quarta-feira, 4 de junho de 2014

Palestra sobre Biodiversidade com Paulo Brack



"O Crescimento Econômico e as Políticas Públicas em Biodiversidade" é o tema da palestra com Paulo Brack que acontece dia 10 de junho, promovida pela Fundação Gaia em parceria com a Livraria Cultura de Porto Alegre. O evento inicia às 20h na no auditório da livraria, com entrada franca.

A atividade integra o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura, cuja temática norteadora de 2014 é “Construir o Futuro com Visão”. Trazendo assuntos relacionados às questões ambientais, no final da apresentação será proposto ao palestrante um questionamento: qual visão permite um avanço sustentável e mais acertado em direção ao futuro comum da humanidade na Terra?

Com periodicidade mensal, os encontros realizam-se sempre na segunda terça-feira de cada mês. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.


Resumo

A crise da biodiversidade como decorrência do aprofundamento do modelo hegemônico de economia foi tema de um artigo do autor na revista Ciência e Ambiente, publicado em 2011, um ano antes da Rio + 20. “Na palestra retomamos esta questão, a qual trata das palavras de ordem da economia. Esta volta a ter caráter neoliberal, com apoio do Estado, colocando no centro das atenções o crescimento econômico” afirma Brack, concluindo que deste crescimento fazem parte as políticas que privilegiam o consumismo,  o produtivismo e os megaempreendimentos, de alto impacto ambiental.

A antítese da biossustentabilidade gera as desigualdades sociais e a degradação ambiental a níveis nunca vistos.  “O Brasil e outros países dos chamados BRICS, que estão no rol dos  megadiversos, infelizmente vêm seguindo este caminho econômico que de  certa forma dá uma uma sobrevida a um modelo ambientalmente de  esgotamento.”

O tema traz para debate a urgência de se rever o paradigma  vigente, que não questiona a acumulação ilimitada de capital, via  fluxos abertos de matéria e energia, em um planeta com finitude em  seus recursos. “Deve-se denunciar, urgentemente, o dogma silencioso ou  dissimulado que renega a função vital dos processos ecológicos. Temos o dever de resgatar o papel estratégico da sociobiodiversidade, dentro  de um outro paradigma, que se adeque aos limites do planeta e nos  traga maior felicidade. E para isso também é importante que se  construam mecanismos de avaliação constante das políticas públicas nos  vários âmbitos, inclusive quanto à biodiversidade, nas diferentes  esferas territoriais.”


Palestrante

Paulo Brack é biólogo e Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Foi gerente da Reserva Biológica do Lami e trabalhou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre e professor da UNIJUI, UNESC e PUCRS. Desde 1994, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou da organização de eventos Seminário SOS Biodiversidade: Flora de Porto Alegre, I, II e IIII Fórum sobre impacto das hidrelétricas no RS. Foi curador do Herbário ICN do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da UFRGS. Trabalha em projetos de pesquisa sobre o estado de conservação de espécies ameaçadas no RS e realiza palestras e participa de vários eventos sobre conservação da flora, com ênfase no papel estratégico da biodiversidade para o desenvolvimento. Participou como sub-coordenador do projeto Plantas do Futuro Região Sul (PROBIO - MMA). É consultor, ad hoc de revistas técnicas, Ministério Público, SEMA-RS, ONGs, sobre temas relacionados a Botânica, estado de conservação da flora, impactos ambientais de empreendimentos. Atua em fóruns para o fortalecimento de políticas sobre biodiversidade. Foi membro da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), indicado pelo FBOMS (Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para Meio Ambiente e o Desenvolvimento) e do CONSEMA - RS (Conselho Estadual do Meio Ambiente) representando o Ingá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, ONG da qual é o coordenador  e tem grande militância defendendo a vida nos rios.

Serviço

Palestra: O Crescimento Econômico e as Políticas Públicas em Biodiversidade
Palestrantes: Paulo Brack
Data: 10 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 20h
Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.
Entrada Franca

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação das palestras em www.fgaia.org.br

Nenhum comentário: