quinta-feira, 11 de setembro de 2014

II ENCONTRO BIM AsBEA-RS OCORRE NO DIA 29 DE SETEMBRO E TEM DESCONTO PARA SÓCIOS DO IAB

IIº ENCONTRO BIM AsBEA-RS


Data: 23/09/2014
Local:  Auditório Sinduscon-RS
Av. Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre


1 – ESCRITÓRIOS CONVIDADOS:

1.1 – Fernandes / Arquitetos Associados
Titular: Arq. Daniel Hopf Fernandes
Usuário de Revit
Apresentação:  Arq. Daniel Fernandes e  Arq. Pablo Lopes
Tema:  BIM a transformação do projeto de arquitetura


1.2 – Studio mk27
Titular: Arq. Marcio Kogan
            Usuário de Revit
            Apresentação:  Arq. Lair Reis
            Tema:  Revit no Studiomk27


1.3 – Farkasvölgyi Arquitetura
Titular: Arq. Bernardo Farkasvölgyi
            Usuário de ArchiCad
            Apresentação:  Arq. Vinicius Lima
            Tema:  BIM, uma metodologia sedutora


1.4 – Sistran Engenharia
Empresa multidisciplinar de Engenharia e Arquitetura
(Infraestrutura, planejamento, edificação e meio ambiente)
            Usuário de ArchiCad
            Apresentação:  Arq. Clovis Cunha
            Tema:  O BIM em projetos de Infraestrutura


2 - PROGRAMAÇÃO:

2.1 - Manhã: WORKSHOP BIM
Data: 23 de setembro
Local: Auditório do Sinduscon-RS
Horário: das 9:00 às 12:00 hs

O dia a dia BIM: Problemas e Soluções

Justificativa:
Oportunizar uma interação maior com os palestrantes do seminário, com mais tempo disponível para debates e perguntas. Captamos o desejo nos associados de poder assistir a apresentações e discussões de vivências ocorridas nos escritórios, independente da ferramenta utilizada.

Programação:
09:00 / 09:10 – Abertura com Arq. Fernando Brentano (GT-BIM AsBEA-RS)
09:10 / 09:30 – Arq. Vinicius Lima (Farkasvölgyi Arquitetura de BH)
09:30 / 09:50 – Debate com platéia
09:50 / 10:10 – Arq. Daniel Fernandes (Fernandes Arquitetos Assoc. de SP)
10:10 / 10:30 – Debate com platéia
10:30 / 10:45 – Coffee Break
10:45 / 11:05 – Arq. Clovis Cunha (Sistran de SP)
11:05 / 11:25 – Debate com plateia
11:25 / 12:00 – Debate com todos palestrantes / encerramento do Workshop

Metodologia:
Cada palestrante do workshop faz uma pequena apresentação de exemplos de situações reais dos problemas vivenciados pelo escritório no uso da tecnologia BIM, apresentando as soluções encontradas. O objetivo é criar condições para se estabelecer a troca de vivências do dia a dia nos escritórios.

Objetivo:
O foco da oficina é oferecer um espaço para que usuários mais experientes possam transmitir suas vivências do dia a dia no desenvolvimento de projetos com as ferramentas BIM. Aos usuários que já utilizam os softwares BIM será propiciada uma oportunidade para trocar experiências, inclusive com softwares diferentes dos seus. Arquitetos que ainda não migraram, terão a possibilidade de observar a realidade vivenciada por diferentes escritórios.


2.2 - Tarde: SEMINÁRIO
Horário: 13:30 / 18:30 hs
Auditório do Sinduscon-RS

A prática BIM nos escritórios de Arquitetura

Objetivo:
O seminário oferecerá apresentações de projetos desenvolvidos em software BIM por escritórios experimentados na tecnologia. Serão projetos de tipologias e portes diferentes permitindo uma ampla visão do que é possível desenvolver com a nova tecnologia de projeto que é o Building Information Modeling. O foco será eminentemente prático, com apresentação de trabalhos e cases reais.


13:00 hs - Credenciamento
13:50 hs - Abertura AsBEA: Vice-Pres. Arq. Paulo Henrique Rodrigues
13:55 hs – Palavra do CAU
14:00 hs - Grupo BIM AsBEA-RS: Arq. Fernando Brentano
                        Apresentação do “Caderno da Migração BIM”

14:15 / 15:00 hs - Arq. Daniel Fernandes
            Fernandes Arquitetos Associados
            Palestra:  BIM a transformação do projeto de arquitetura

15:05 / 15:50 hs - Arq. Clovis Cunha
            Sistran
            Palestra:  “O BIM em projetos de Infraestrutura”

15:50 / 16:10 hs - Coffee Break

16:15 / 17:00 hs - Arq. Lair Reis
            Studio mk27
Palestra:  Revit no Studiomk27

17:05 / 17:50 hs - Arq. Vinicius Lima
            Farkasvolgyi Arquitetura
            Palestra:  “BIM uma metodologia sedutora”

17:55 / 18:15 hs – Debate:  perguntas e respostas com os 4 convidados
Mediador Arq. Fernando Brentano

18:15 hs - Encerramento

3 – CURRÍCULO ESCRITÓRIOS / PALESTRANTES:


Fernandes Arquitetos Associados
Há 16 anos a Fernandes Arquitetos Associados tem conquistado o reconhecimento do mercado da arquitetura de grande porte nacional e internacional. Fundado em 1998 pelo arquiteto Daniel Hopf Fernandes, o escritório de arquitetura estabelecido em São Paulo tem se consolidado como grande referência no setor pela atuação em diversos segmentos como infraestrutura e transporte, saúde, industrial, edifícios comerciais e de uso misto, institucionais, esportes e projetos urbanísticos, e estudos de viabilidade para grandes empreendimentos, assim como consultoria para complexos esportivos e de entretenimento.
São mais de 160 projetos estruturados, recursos tecnológicos avançados e uma equipe de profissionais comprometidos com a inovação e a qualidade. A Fernandes Arquitetos foi o único escritório responsável por duas arenas para a Copa do Mundo da FIFA 2014: a Itaipava Arena Pernambuco e o Estádio Jornalista Mário Filho – o Maracanã. Além disso, finalizou seu primeiro projeto internacional recentemente: o Aeroporto de Nacala, em Moçambique.






Palestrante: Arq. Daniel Fernandes    







Tema da Palestra: BIM a transformação do projeto de arquitetura
Software utilizado: Revit



  
Sistran-GPO São Paulo
Clovis Cunha
Coordenador de arquitetura – Sistran
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1998. É o responsável pelo departamento de arquitetura da Sistran-GPO São Paulo. Lidera a implementação do BIM na empresa com o programa Archicad. Desde 2012 concebe e desenvolve vários projetos na áreas de transporte, tais como estações de trem da CPTM e estações de Metrô, junto com sua equipe de arquitetos.
Entre 2003 e 2009 trabalhou com o arquiteto Christian de Portzamparc no Rio de Janeiro no projeto e obra da Cidade da Música (atualmente Cidade das Artes). Entre 2009 e 2012 passou a fazer parte da equipe de Portzamparc em Paris onde participou de diversos projetos importantes na França e em outros países da Europa.
Tema da Palestra: O BIM em projetos de Infraestrutura
O objetivo da palestra é mostrar um caso de implementação e produção do BIM (Archicad) durante um período de 2 anos, falando sobre treinamento, adaptação, produtividade e resultados obtidos. Serão apresentados 9 projetos de usos variados (Metrô, Trem, BRT e Urbanismo) de maneira sucinta e o projeto da estação Leopoldina da CPTM de forma mais detalhada.
Software utilizado: Archicad






Studio mk27
As obras do studio mk27 são inspiradas no modernismo brasileiro, com suas formas puras, e detalhes limpos. Além disso, os projetos do studio tem uma predileção pelas proporções horizontais, como que saídas de uma tela wide-screen do cinema e também pelo uso de materiais brutos.
Apesar de uma vasta produção de casas, nos últimos anos, o studio mk27 desenvolve os mais diversos programas: um restaurante aconchegante, um hotel nos vinhedos, um hotel de surf, um hotel boutique de 6 quartos, uma praça urbana, uma fábrica de espetáculos, uma praça infantil, lojas de móveis, casas de chás, uma loja multi-marcas brasileira, uma livraria, várias linhas de móveis e objetos, estúdios fotográficos, condomínios e edifícios residenciais.
Desde de 2001 o studio mk27 ganhou mais de 40 prêmios brasileiros e 120 internacionais, com destaque para o Wallpaper Design Awards, Record House, D&AD “Yellow Pencil”, World Architecture Festival, LEAF Awards, Dedalo Minosse e Barbara Cappochin; representou oficialmente o Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2012, recebeu o honorary fellowship da American Institute of Architects e realizou palestras em importantes instituições como a Royal Academy of Arts, Universidade da Flórida, Societé des Architectes de Paris e Politecnica de Valencia.






Palestrante: Arq. Lair Reis







Atua desde então como co-autor e coordenador de vários projetos. Coordena a implantação de iniciativas de sustentabilidade com foco no aperfeiçoamento da qualidade dos projetos em desenvolvimento pelo Studiomk27. É de sua criação o manual de procedimentos sustentáveis para o desenvolvimento de projetos, a coordenação da capacitação da equipe em Revit e a padronização dos detalhes arquitetônicos, para AutoCAD e Revit, tendo em conta as práticas ambientais sustentáveis.

Tema da Palestra: Revit no Studiomk27
Software utilizado: Revit
  

  

Farkasvölgyi Arquitetura
Elabora e desenvolve projetos completos de arquitetura, consultoria e desenvolvimento imobiliário, tendo a qualidade como principal foco. Os projetos percorrem todos os segmentos, como edifícios comerciais e residenciais, hotéis e apart-hotéis, residências, concessionárias de veículos, shopping-centers, escolas e universidades, teatros, museus, indústrias e hospitais.
A Farkasvölgyi Arquitetura é pioneira na utilização do software ArchiCAD, desenvolvendo desde 1995 seus projetos com a tecnologia BIM. Esta tecnologia proporciona a criação de um modelo virtual do projeto, permitindo melhor análise dos seus componentes e maior eficiência nas obras, agregando qualidade na concepção, estudos e desenvolvimento dos trabalhos.
  
     




Palestrante: Arq. Vinicius Lima







Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade FUMEC
Arquiteto e Coordenador de Equipe - Farkasvölgyi Arquitetura
BIM Manager - Farkasvölgyi Arquitetura
Participação no seminário Key Client Conference 2012 – GRAPHISOFT em Budapeste
Tema da Palestra: BIM, uma metodologia sedutora
Software utilizado: Archicad




5 – PATROCINIOS:
Diamante:   CAU, Graphisoft e Deca
Prata:  Grapho e Bentley




Nenhum comentário: