terça-feira, 14 de abril de 2015

IAB ERECHIM FAZ PROPOSTA PARA CENTRO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO


Os visitantes da Feira do Livro de Erechim puderam conferir, além das diversas atividades e opções culturais, uma amostra do que será o Centro Histórico e Comercial da cidade gaúcha. O Parklet, montado pelo núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) de Erechim, em frente ao Prédio da antiga EMA – onde acontece a feira – faz parte da proposta de revitalização do centro do município.

De acordo com a diretoria do núcleo do IAB RS, o Parklet é utilizado como equipamento que ocupa espaços ociosos entre vagas de estacionamento ou entrada de veículos. O Parklet pode conter bancos, canteiros com vegetação, mesas, estacionamento para bicicletas, totem com informações e espaços para exposições artísticas. O objetivo é dar prioridade para às pessoas e deixar veículos em segundo plano. O IAB RS adianta que o Parklet montado na Feira do Livro possivelmente irá para outro lugar, após o término do evento.

O projeto piloto de requalificação do centro urbano de Erechim, que tem como parceiros e apoiadores a Accie, o IAB RS o Sindilojas, a UFFS e a URI, e se constitui num estudo, visa tornar a cidade atraente para ela mesma e para os outros. Estão previstos também a mudança no passeio público para dar acessibilidade a todos, a criação de esquinas protegidas com segurança contra o tráfego, a inclusão de parklets definitivos, e limpeza das fachadas.  O projeto ainda contempla a inclusão de multiespaços, a relocação de taxis, a implantação de uma ciclofaixa e a adequação da iluminação pública com o objetivo de humanizar a cidade por meio dos espaços públicos e torná-los mais adequados.

(Fonte: Sabrina Ortácio)

Nenhum comentário: