segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Brise Soleil

Por Alessandra Palla e Carolina Sudbrack >>

A qualidade ambiental de uma edificação é fundamental para seus usuários. Esta pode ser alcançada através da adoção de sistemas que permitem controlar a incidência direta dos raios solares. Sendo assim, o brise soleil aparece como alternativa efíciente. Este elemento construtivo pode ser empregado de várias formas. Normalmente, são aplicados nas fachadas externas de edifícios, auxiliando num melhor condicionamento térmico juntamente com outros fatores, como por exemplo a ventilação e a iluminação natural que contibuem diminuindo consideravelmente o consumo de energia.

No Brasil, o brise passou a fazer parte da paisagem construída durante a produção arquitetônica modernista nas décadas de 30 e 40. O primeiro projeto a utilizar o brise soleil no país foi o edifício Gustavo Capanema (1936-1945), no Rio de Janeiro, projetado pelos arquitetos Lucio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira.

Edifício Gustavo Canapena – RJ, grelha composta por brises fixos em concreto (sentido vertical e horizontal) e móveis com elementos metálicos (sentido horizontal).

Os brises
, quando necessários, podem ser utilizados como principal característica ordenadora e compositiva em fachadas, assim como a escolha do material e sua forma, que resultam no caráter deste, composto a partir das diretrizes estruturais iniciais de um projeto. Porém, pode-se adotar como regra geral algumas pré-definições: nas orientações leste e oeste recomenda-se que os elementos estejam dispostos no sentido vertical, enquanto na fachada norte, no sentido horizontal; a fachada sul dispensa o uso dos mesmos, por sua baixa incidência solar. Lembrando que esta, como regra, serve especificamente a uma determinada região; seu correto posicionamento é dado por meio de verificação da inclinação dos raios solares incidentes no interior de determinado ambiente, que podem ser previstos com auxílio de softwares específicos ou até mesmo de forma manual, através das cartas solares. Variam compondo fachadas, como pode-se observar no Conjunto residêncial do Parque Guinle no Rio de Janeiro.

Conjunto Residêncial do Parque Guinle - RJ, diversidade de brises compõem a fachada voltada para o lago.

Possui grande diversidade de materiais e formatos, podendo ser produzidos em madeira (muxarabis), concreto, alumínio, ferro, cobre, aço e cerâmica (cobogó), entre outros. Cada materialidade conforma uma característica específica, a partir do que se quer propor, acordando com pré-definições projetuais, que definem suas propriedades e conceito de melhor utilização, seja de forma fixa ou móvel.

Quando móveis, são acionados de forma manual ou automatizada, permitindo serem posicionados conforme necessidade ou conveniência, como é o caso da região sul, onde o clima é composto por altas e baixas temperaturas, tornando necessário sua utilização nos períodos de verão, quando há maior incidência solar comparando-se aos dias gelados de inverno. Os fixos, podem ser elaborados com elementos pré-fabricados do mesmo modo que os móveis. Entretanto, normalmente são produzidos in-loco. O Edifício da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro e o Edifício Copan em São Paulo exemplificam uso de elementos fixos. 
 
Edifício da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) – RJ, brises fixos em quadrícula emoldurada, alternados por faixas de parede cega, protegem as fachadas norte e oeste.


Edifício Copan - SP, brises proporcionando proteção solar enfatizando sua fachada sinuosa.

Por ser considerado um sistema energeticamente eficiente, proporciona condições ambientais ideais de conforto ao seu usuário quando associado ao seu uso racional, econômico e a sua compatibilização por menor número de elementos, atuando de maneira sustentável ao aproveitar de forma positiva os recursos naturais oferecidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente análise!!! Preciso fazer um trabalho sobre o tema, e agora tenho boas imformações.
Parabéns a equipe do Blog!!!

brise disse...

para maiores informações podem acessar o link abaixo:

http://www.ecotelhado.com.br/Eng/ecoparede/BriseVegetal/default.aspx