quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Eleições para o CAU... um dia para ficar na história!!!

 Por Rafael Passos >>

O que se viu neste dia 26 de outubro é algo para ser gravado na história da Arquitetura Brasileira:
É a igreja de Aleijadinho...
É a casa de Warchavchik...
É Pampulha de Oscar...
É Brasília de Lúcio Costa....
É ELEIÇÃO PRO CAU!!!

A mobilização dos arquitetos para votar foi entusiasmante... tomou conta das redes sociais... teve muita gente querendo ser arquiteto nesse dia! Eram gritos cibernéticos de independência! Emoções à flor da pele.Os mais velhos, incrédulos! Os mais jovens, inquietos ... ou teria sido ao contrário?! Foi um dia para relembrar os mestres, os que não estiveram aqui para votar!
Foi um dia para não conseguir trabalhar...
Mas com certeza, não foi só um dia qualquer.
Foi um novo Dia do Arquiteto!

Aqui no Rio Grande do Sul, a Chapa 3 teve um estrondoso, espantoso... 74%, em um dos estados com maior número de eleitores.

Ainda que com o voto obrigatório seja difícil a comparação, somente os votos para a Chapa 3, aquela das entidades, dos “conchaveiros”, etc, etc... teve mais votos que qualquer candidato a presidente na história do CREA... com suas 300 profissões (e contando), agora com menos uma! Foi a vitória de todos. São os arquitetos assumindo as rédeas de sua profissão!

Que o dia 30 de dezembro (data da aprovação da Lei) foi de grande vitória, não resta dúvida, mas foi especialmente marcante para um pequeno grupo (infelizmente) dos mais engajados à causa!

Mas o dia 26 foi excepcional... foi o dia do grito ... foi o dia de ir pra rua (ou pro Facebook)... foi a "Diretas Já" da arquitetura! 60 mil arquitetos votando... 60 mil!!! Muitos destes eufóricos com essa possibilidade!!

Vivamos!! Vivamos o CAU!!! É nosso, é da arquitetura, é da sociedade!!! É irreversível !!! Será eterno... enquanto dure... enquanto seja necessário!

Nenhum comentário: